Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

DIPLOMACIA

Lula promete a Lugo que Congresso aprovará mudança de pagamento por energia

17 DEZ 2010Por estadão06h:30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu a seu colega paraguaio, Fernando Lugo, a garantia de que o Congresso brasileiro que toma posse em 1º de janeiro aprovará o acordo que triplica o valor pago pelo Brasil ao país vizinho pela energia não-utilizada produzida na usina de Itaipu.

Atualmente, o Brasil paga cerca de US$ 120 milhões ao Paraguai para consumir uma parcela da eletricidade a que o país vizinho tem direito, mas não utiliza. Segundo acordo firmado entre os dois países em 25 de julho de 2009, o Brasil passará a pagar cerca de US$ 360 milhões por essa energia.

Os entendimentos que modificam o pagamento foram assinados em setembro do ano passado. No entanto, a matéria está parada no Congresso desde então, pois integrantes da oposição se opõem ao acordo.

 A promessa feita por Lula a Lugo em uma reunião bilateral realizada na quinta-feira, em Foz do Iguaçu (PR), tem em vista a mudança no quadro do Legislativo, no qual a base do governo foi consideravelmente ampliada depois das últimas eleições.

Lula e Lugo participam nesta sexta-feira da 40ª Cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu. Este será o último evento internacional do presidente brasileiro antes de deixar o cargo.

Na quinta-feira, além de receber o seu colega paraguaio, Lula também se reuniu com os presidentes do Suriname, Dési Bouterse, e do Uruguai,

Leia Também