Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

almoço com Obama

Lula, FHC, Itamar e Collor são convidados

19 MAR 2011Por folha online00h:00

Obama no Brasil Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco e Fernando Collor foram convidados pelo Itamaraty para o almoço que será oferecido ao presidente Barack Obama amanhã, em Brasília.

De acordo com o Itamaraty, por razões protocolares, os convites para ex-presidentes não pedem confirmação de presença. Por essa razão, a chancelaria brasileira não confirma se algum dos ex-presidentes convidados comparecerão ao almoço no Palácio do Itamaraty.

Junto de sua mulher, Michelle, e das filhas Sasha e Malia, Obama chega a Brasília na manhã de sábado. Ele será recebido no Palácio do Planalto pela presidente Dilma Rousseff, e deverá participar ainda de dois encontros bilaterais de empresários.

Na noite de sábado, o presidente dos Estados Unidos e sua família seguem para o Rio. Na programação, estão previstas visitas ao Corcovado e à Cidade de Deus, favela que ficou internacionalmente conhecida após o filme de 2002, de Fernando Meirelles, indicado a quatro Oscars..

O discurso na Cinelândia encerraria sua agenda na cidade. O local havia sido escolhido em detrimento de outras opções, como a praia de Copacabana, por questões de segurança.

Cerca de 800 homens, entre militares do Exército brasileiro e policiais federais, militares e civis, além de integrantes da Guarda Municipal, serão empregados na segurança de Barack Obama no Rio.

O acesso à praça onde aconteceria o discurso seria exclusivo para pedestres na altura da rua Santa Luzia e da praça Mahatma Gandhi. Todos os demais acessos estariam fechados. Para ter a entrada autorizada, era necessário apresentar documento de identificação e era proibido levar bolsas ou mochilas.

A comitiva presidencial americana deixará o Rio na manhã de segunda-feira, rumo ao Chile. Em seu giro pela América Latina, Obama também visitará El Salvador.

Leia Também