Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Política

Lula diz que PT governará por 20 anos

22 ABR 11 - 00h:00Folha

O ex-presidente Lula afirmou ontem que o PSDB passa por uma "crise de identidade" e que o PT governará o país durante 20 anos.

Para que a previsão se confirme, a sigla teria que vencer as disputas presidenciais de 2014 e 2018, acumulando cinco vitórias seguidas desde a sua eleição, em 2002.

A afirmação foi feita em entrevista à TVT (TV do Trabalhador), que pertence ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde Lula começou sua carreira política.

"Quando o Fernando Henrique [Cardoso] ganhou as eleições em 1994, eles projetaram 20 anos de governança do PSDB, e o que vai acontecer é que teremos 20 anos de governança do PT", disse.

"Eles não se conformam é que o PT vai ter o tempo necessário para mudar definitivamente a cara do Brasil", emendou o ex-presidente.
Lula ironizou a profecia do tucano Sérgio Motta, ministro das Comunicações de FHC, que disse em 1995 que o PSDB tinha "um projeto de poder para 20 anos".

O ex-presidente disse que o PSDB sofre de "fragilidade ideológica" e não tem "perfil ideológico definido".

Para ele, "disputas internas" entre o ex-governador José Serra, o senador Aécio Neves (MG) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, agravam o quadro.

"A crise do PSDB é uma crise de identidade. Primeiro, tem a disputa interna: Serra, Alckmin e Aécio. Depois, tem as brigas nos Estados. Pessoas estão desconfortáveis", avaliou.

Lula disse que "está chegando o momento" de o PT vencer na capital paulista. "Precisamos apenas montar a chapa perfeita."

Como na véspera, em reunião fechada com petistas, ele defendeu a escolha de um vice à sua direita, com perfil mais conservador.

"O PT não precisa encontrar um vice à esquerda do PT", disse Lula. "O PT vai ganhar em São Paulo quando encontrar seu José Alencar. O que ele significou para mim em termos de composição política foi extraordinário."

"O vice tem que ser um representante de setores médios da sociedade, pequeno empresariado, profissionais liberais. Aquelas pessoas que ainda tem um pouco de cisma do PT", afirmou.

A TVT entrou no ar em agosto de 2010, em festa com a presença de Lula. Foi a primeira concessão de TV dada a um sindicato.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

Maia pede ao STF liberação de R$ 1 bi de fundo da Petrobras para queimadas

BRASIL

Governo federal autoriza operação das Forças Armadas em Roraima

BRASIL

Bolsonaro fará pronunciamento oficial sobre incêndios na Amazônia

BRASIL

Raquel contraria PF e pede arquivamento de inquérito contra Collor

Mais Lidas