quinta, 19 de julho de 2018

Emprego

Lula diz que Brasil vive ritmo de pleno emprego

20 DEZ 2010Por Folha21h:23

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (20) que o mercado de trabalho no país hoje opera em ritmo de “pleno emprego”, comentando os números apresentados na semana passada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

- Eu penso que daqui para frente deverá continuar aumentando a oferta de emprego no Brasil, e eu penso que, por isso, os números irão diminuir ainda mais com relação ao desemprego.

Os dados da PME (Pesquisa Mensal de Emprego) do IBGE mostraram que a taxa de desemprego no Brasil está em 5,7%, a menor dos últimos oito anos. Em Porto Alegre, o índice chega a 3,7%.

A pesquisa mostrou também que o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado ficou em 10,4 milhões em novembro - estável na análise mensal, mas 8,7% acima do registrado na comparação anual (um acréscimo de 839 mil postos de trabalho com carteira assinada).

Na quinta-feira (16) o Ministério do Trabalho divulgou os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mostraram que a economia brasileira criou 138.247 empregos com carteira assinada no mês passado. No acumulado do ano (entre janeiro e novembro), no entanto, foram abertos 2,5 milhões de postos de trabalho formais, número considerado recorde para o período.

Leia Também