Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

DEFICIENTES VISUAIS

Livros poderão ter versão digital

27 ABR 2011Por PORTAL AL/MS00h:02

Os deficientes visuais de Mato Grosso do Sul poderão ter acesso aos livros didáticos e técnicos, a partir de um formato digital. O projeto de lei que determina às editoras disponibilizarem a versão digital das obras foi apresentado ontem pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT).

Segundo o parlamentar, a proposta foi sugestão do Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência. “Muitas são as dificuldades enfrentadas pelo deficiente visual para ter acesso aos textos técnicos ou didáticos. Por vezes, é o próprio usuário que faz a conversão do material em versão digital para poder estudar, no entanto, esse processo demanda muito tempo e paciência”, explicou.

Para as editoras disponibilizarem o trabalho em versão digital é um processo fácil, uma vez que os livros, para serem rodados em gráfica, são todos produzidos em ferramentas digitais, portanto a medida não implicaria mais despesas às empresas.

“Infelizmente ainda são necessárias leis para garantir a acessibilidade, porque os direitos, embora existam na sua condição formal, ainda não foram efetivados de maneira substantiva. Por meio de programa específico, os deficientes visuais podem ler qualquer texto, a partir de narração em áudio”, completou.
 

Leia Também