quarta, 18 de julho de 2018

Livro do Ipea questiona a responsabilidade sobre idosos

12 DEZ 2010Por DA REDAÇÃO10h:16

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançará no dia 16, o livro  "Cuidados para a população idosa: de quem é a responsabilidade?". A obra parte do novo cenário demográfico (mais longevos na população brasileira) com quatro perguntas: como ficará a autonomia dos idosos para as atividades da vida diária?; a família brasileira continuará como principal cuidadora dos membros idosos?; 3) quais são as alternativas de cuidado não familiar disponíveis no Brasil?; e qual deverá ser a responsabilidade do Estado na provisão de serviços de cuidados para a população dependente?
O Ipea faz uma projeção do número de idosos (na casa dos milhões) que terão mais dificuldades na vida diária no próximos 10 anos – a maioria do sexo feminino. O trabalho aborda, ainda, a fragilidade das redes sociais em relação aos cuidados de longa duração no município do Rio de Janeiro. São as “institucionalizações hospitalares de idosos”, reflexo da baixa oferta de instituições.
A obra pretende contribuir para a discussão sobre os modelos que o Brasil pode adotar para fazer frente aos novos desafios do envelhecimento populacional e às mudanças mais amplas da sociedade.

Leia Também