Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

Lançamento

Livro conta a história da mineração no Brasil e no mundo

25 OUT 2010Por Thiago Andrade00h:30

Sabe o que é um jaspilito? É um material rochoso raro, que pode ser encontrado em Mato Grosso do Sul, na Serra do Urucum, localizada ao sudeste de Corumbá. As cores vermelha e cinza que se misturam na rocha evidenciam as camadas de hematita e jaspe. Além deste, minerais como manganês e ferro são facilmente encontrados na região, tornando-a muito fértil para negócio. Entretanto, Carlos Cornejo, editor e coautor do livro “Minerais e pedras preciosas do Brasil”, afirma que o Estado não é muito fértil quando se trata de pedras preciosas.

“Embora o jaspilito possa ser utilizado para fins estéticos ou decorativos, ele não é uma pedra rara. Não encontramos registro da exploração de minerais raros no Estado”, aponta o jornalista e pesquisador chileno, que esteve à frente do “Jornal das Pedras” durante três anos. O livro foi escrito em parceria com Andrea Bartorelli, geólogo e professor, que também é um pesquisador de longa data das pedras preciosas nacionais. “O Brasil é privilegiado, pois podemos encontrar aqui praticamente todos os tipos de minérios preciosos”, elogia Cornejo.

A obra, publicada e lançada pela Solaris Editora, faz um apanhado da história da mineração no mundo e no País e chama a atenção por ser um trabalho pioneiro na área. São mais de 700 páginas repletas de fotos e ilustrações de minerais, pedras, escavações, geólogos, que procuram apresentar o que há de principal no campo da minerologia e gemologia. “A mineração teve um papel fundamental no desenvolvimento do Brasil. A busca por belezas e riquezas minerais desenvolveu estradas de ferro, portos, entre outros. O livro procura mostrar um pouco disso”, descreve.

Os autores viajaram por todo o País em busca de informações acerca dos principais centros de produção de pedras. A publicação contou com investimentos da Lei Rouanet e, como lembra Cornejo, é um trabalho eminentemente cultural. O livro está à venda no site www.solariseditora.com.br.

Leia Também