quinta, 19 de julho de 2018

Negociação

Liverpool é vendido para grupo norte-americano

15 OUT 2010Por Gazeta Esportiva13h:36

Após uma intensa disputa judicial nos últimos dias, o Liverpool foi negociado oficialmente nesta sexta-feira com o grupo norte-americano New England Sports Venture, o mesmo que detém o Boston Red Sox, clube de beisebol dos EUA. A transação foi fechada por 300 milhões de libras, o que corresponde a cerca de 476 milhões de dólares. Além disso, as dividas anuais dos Reds foram reduzidas de 25 a 30 milhões de libras para 2 a 3 milhões de libras.

Dessa maneira, os Reds irão permanecer nas mãos de norte-americanos, uma vez que os antigos donos eram Tom Hicks e George Gillett, que compraram o clube em fevereiro de 2007 por 218,9 milhões de libras.

Hicks e Gillett, aliás, não queriam vender o clube, e chegaram a conseguir uma liminar em um tribunal do Texas que impedia a posse do novo dono, após o juiz Christopher Lloyd ter dado ganho de causa aos Reds na Suprema Corte Inglesa. No entanto, o judiciário britânico chamou as duas partes envolvidas para uma nova audiência, na qual ordenou que Hicks e Gillet cumprissem a designação inicial até esta sexta-feira, o que foi feito.

"Estou deliciado que conseguimos completar com sucesso o processo de venda. O Conselho decidiu aceitar a oferta da NESV, pois foi a que melhor atingiu os critérios que decidimos originalmente. NESV está comprando o Liverpool para melhorar sua situação financeira e continuar a desenvolvê-lo internacionalmente. Foi um grande acordo, que resolve os problemas financeiros do clube e deve dar confiança aos funcionários, jogadores e fãs", comemorou o presidente do Liverpool, Martin Broughton.

O dono da empresa norte-americana, John Henry, também celebrou o acordo, e lembrou da história vitoriosa da empresa, que assumiu o Boston Red Soxs e tirou o clube de uma seca de títulos que durava 86 anos, com as conquistas de 2004 e 2007. "Quero expressar o quão orgulhoso estou por ter sido confirmado como o novo dono do Liverpool. Nosso principal foco é levar o clube de volta à grandeza, dentro e fora do campo, à longo prazo", informou o dirigente.

Já Thomas Werner, presidente da NESV, revelou que a primeira atitude dos novos donos será ouvir. "Queremos ouvir o técnico, os jogadores e aqueles que fazem parte do dia a dia do clube. Estaremos em Anfield e queremos ouvir aqueles que apoiam este clube e que serão a pedra na qual o sucesso será construído. Queremos ouvir dos fãs, dos líderes locais e da comunidade. Queremos ouvir daqueles que conhecem melhor o Liverpool, que o fizeram o melhor e dividir nosso desejo de devolver ao clube a cultura da vitória", empolgou-se.

Durante a permanência dos antigos proprietários no Liverpool a equipe não conquistou nenhum título. No Campeonato Inglês, o time ficou na quarta posição na temporada 2007/2008, em segundo na 2008/2009 e em sétimo na 2009/2010. Além disso, a equipe foi vice campeã da Copa dos Campeões da Europa em 2007.

Leia Também