segunda, 16 de julho de 2018

Amamentação

Leite materno melhora inteligência das crianças

28 DEZ 2010Por Agencia do Radio21h:52

Uma pesquisa australiana publicada no site especializado MedPage Today sugere que a amamentação pode melhorar a inteligência das crianças. Depois de avaliar mais de mil crianças, o estudo constatou que meninos e meninas de dez anos que receberam leite materno por, pelo menos, seis meses quando bebês tiveram resultados melhores em testes-padrão de leitura, matemática e grafia.

Na opinião de especialistas, o resultado da pesquisa, mais uma vez, só comprova o benefício do leite materno. A coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Elsa Giugliani, ressalta a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida.

"Tem estatísticas de que se as crianças fossem amamentadas segundo as recomendações tanto do Ministério da Saúde quanto da Organização Mundial da Saúde de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses e continuada por dois anos ou mais, poderiam ser salvas um milhão e quinhentas mil crianças no mundo."

De acordo com o médico Luciano Borges, da Sociedade Brasileira de Pediatria, o leite materno é o alimento ideal para garantir o desenvolvimento saudável do bebê. "A criança, a gente tem que proporcionar para ela o melhor alimento para que ela receba todos os nutrientes necessários, da forma mais adequada possível. Todas as pesquisas mostraram que neném que mama só peito até os seis meses acaba recebendo exatamente o que ele precisa, nem mais nem menos. O leite materno até os seis meses é completo."

Segundo o estudo, do Instituto de Pesquisa de Saúde Infantil da Universidade do Oeste da Austrália, a relação entre amamentação e desenvolvimento cognitivo é atribuída aos nutrientes presentes no leite materno, que ajudam no crescimento de membranas celulares do cérebro e de neurônios.
 

Leia Também