Campo Grande - MS, quarta, 15 de agosto de 2018

CAMPO GRANDE

Lei das etiquetas é tema de palestra hoje

26 ABR 2011Por DA REDAÇÃO06h:00

A Fiems, o Sindivest/MS (Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) no Estado realizam, nesta terça-feira (26/04), às 19 horas, no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, a palestra “Lei das Etiquetas Vestuário e Têxtil” para repassar aos empresários do setor que tipo de informações técnicas devem constar nas etiquetas.

A palestra técnica abordará especificamente o regulamento técnico de etiquetas de produtos têxteis coordenada. “Existem leis no Brasil para que as etiquetas dos produtos têxteis atendam o regulamento técnico e é sobre essa resolução do Conmetro (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) que vamos abordar na palestra”, disse Luciana Cogo, diretora-técnica da Aems (Agência Estadual de Metrologia) e palestrante.

Prevenção

Ainda segundo a diretora-técnica da Aems, o foco do encontro é a informação e a prevenção para que as indústrias atendam à legislação. “Já iniciamos esse trabalho preventivo em parceria com o Sindivest/MS, que impactou na redução de irregularidades apresentadas nos produtos sul-mato-grossenses e nossa intenção é dar continuidade”, explicou, acrescentando que o Inmetro é responsável pela fiscalização, notificação e autuação de empresas que não atendem aos requisitos exigidos.

O presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, ressaltou que o evento é mais uma ação voltada para o setor de vestuário, tecelagem e fiação no sentido de viabilizar informações imprescindíveis para o empreendimento. “As informações vão atualizar o empresário sobre a regulamentação têxtil que deve estar de acordo com as normas aprovadas no âmbito Mercosul e pode abrir as portas para novos mercados na América Latina”, disse, completando que essa é a segunda edição da palestra, que já foi realizada em 2009 para empresários do segmento.

O diretor-corporativo da Fiems e diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, pontuou que a palestra visa orientar empresários da indústria e do comércio para adequação às leis vigentes, que pode garantir tranqüilidade ao empresário porque os fiscais do Inmetro têm a responsabilidade de notificar e autuar lojas e fábricas que utilizam etiquetas fora do padrão.

Leia Também