sexta, 20 de julho de 2018

CULTURA

Latino-americanos marcam presença em mostra juvenil do Festival de Berlim

13 FEV 2011Por FOLHA ONLINE19h:49

O Peru abriu neste sábado com o filme "Las Malas Intenciones" a participação latino-americana na mostra juvenil do Festival de Berlim, na qual serão exibidos ainda filmes argentinos, venezuelanos, brasileiros, chilenos e paraguaios.

O longa-metragem da diretora Rosario García-Montero, o relato de uma menina solitária que não compreende o mundo que a rodeia, foi apresentado na primeira parte da mostra "Generation" em um grande teatro abarrotado de espectadores especializados e um público jovem.

Com quase duas horas de duração, o filme explora o rico universo interior de Cayetana (Fátima Búntinx), uma menina de 9 anos que luta sem sucesso para que os adultos reparem nela.

No entanto, sua mãe --grávida e viciada em Valium--, seu pai biológico, seu pai adotivo e seus familiares próximos se encontram muito ocupados com o dia a dia para cuidar da menina.

"Não sou invisível!", grita Cayetana em uma das últimas cenas de um longa-metragem repleto de metáforas e ligações internas. Diante da falta de compreensão daqueles que a rodeiam, a protagonista desenvolve um mundo no qual sua imaginação consegue encaixar as peças soltas do quebra-cabeças da realidade que não entende.

A mostra "Generation", que conta com uma seleção de cerca de 60 títulos de 23 países, acolhe principalmente longas-metragens que contam com protagonistas crianças ou adolescentes, ou estão dirigidas a um público juvenil.

A América Latina também está representada nesta popular mostra por outras quatro produções, tanto longas quanto curtas-metragens.

Entre os primeiros estão "El Chico que Miente", uma coprodução entre Venezuela e Peru, da diretora Marité Ugás, e o filme brasileiro "Ensolarado", de Ricardo Targino.

Já as obras latinas de curta duração incluem "Blokes", da diretora chilena Marialy Rivas, e "Calle Última", do paraguaio Marcelo Martinessi.

América Latina teve um papel relevante na 61ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que começou no dia 10 de fevereiro e será encerrado no dia 20, principalmente pelo fato de contar com dois filmes na seção oficial, que concorrem ao Urso de Ouro.

Leia Também