Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quarta, 21 de novembro de 2018

ANIMAÇÃO

Lançamento de Zé Carioca no Brasil completa 70 anos

24 AGO 2012Por terra16h:33

Zé Carioca, o mais malandro dos personagens brasileiros criado no exterior, completa 70 anos nesta sexta-feira (24). A data marca a première da animação Alô Amigos, com o papagaio da Disney, no Rio de Janeiro, em 1942. Porém, muitos creditam sua criação no ano anterior, quando Walt Disney em pessoa desenhou o icônico pássaro em um guardanapo no hotel Copacabana Palace.

Em 1941, os Estados Unidos ainda não estavam envolvidos na 2° Guerra Mundial, mas já sentiam a ameaça iminente do Japão no Oceano Pacífico. Precisando de aliados em toda a América, o governo decidiu que precisava acabar com o antiamericanismo no continente e usou da influência dos estúdios Disney para uma ofensiva cultural. Quatro meses antes do ataque de Pearl Harbor pelo Japão, em dezembro de 1941, o cartunista fez uma turnê por Brasil, Argentina, Chile e Peru com esse propósito.

Em Alô Amigos, produção de 42 minutos, Pato Donald visita o Brasil e aprende samba com Zé Carioca, com Aquarela do Brasil e Tico-tico no Fubá como trilha sonora. A animação apresenta ainda o cowboy Pateta visitando os pampas argentinos, Pato Donald arrumando confusões com uma Lhama no Lago Titicaca, entre o Peru e Bolívia, e o avião cargueiro Pedro partindo do Chile com destino a Mendonza, na Argentina.

Em quadrinhos, o preguiçoso e farrista papagaio brasileiro chegou primeiro nos jornais Estados Unidos pelo pincéis de Paul Murry e roteiro de Hubie Karp, entre 1942 e 1945, com um total de 104 páginas. Nos HQs, Zé Carioca apareceria pela primeira vez em dezembro de 1942, na revista Walt Disney's Comics and Stories, também dos Estados Unidos.

No Brasil, Zé Carioca ganhou sua própria revista em 1961, pela Editora Abril, mas sua primeira edição recebeu o número 479, já que as histórias do personagem eram publicadas desde os anos de 1950 em O Pato Donald, também pela empresa de Victor Civita.

Outra versão sobre o surgimento de Zé Carioca é ambientada também em 1942 com o músico José do Patrocínio Oliveira. Segundo a história, enquanto finalizava Alô Amigos, Walt Disney teria conhecido o brasileiro, que era cheio de trejeitos. O personagem, então, teria sido inspirado nele, que emprestou sua voz para o papagaio na versão brasileira.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também