sábado, 21 de julho de 2018

DOURADOS

Lançadas novas variedades para o milho de MS

5 OUT 2010Por Cícero Faria20h:30

A Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas, em Minas Gerais, desenvolveu nove variedades de milho para a safra 2010/2011, todas indicadas para o plantio também em Mato Grosso do Sul, inclusive uma voltada para atender a agricultura familiar.

Entre as vantagens das novas cultivares recomendadas para a maioria das regiões brasileiras, estão alta produtividade, resistência a doenças e ciclo precoce com opções para agricultura de baixo, médio e alto investimento.

Uma das variedades - a BRS Caimbé, além do ciclo menor, é apropriada para a agricultura de baixo investimento nas principais regiões produtoras de milho. O BRS 1060 é um híbrido simples do grão, com resistência às principais doenças que atacam a cultura. Pode ser cultivado também em Mato Grosso do Sul para plantios na safra de verão e na safrinha, sem restrição de altitude.

Já a cultivar BRS 3025, segundo a Embrapa Milho e Sorgo, é recomendada para lavouras de médio e alto investimento. Ela reúne bons níveis de produtividade, ciclo precoce, resistência a doenças, como cercosporiose e ferrugem comum. O BRS 3040 foi lançado comercialmente para atender agricultores que empregam alta ou média tecnologia na produção de milho.

A variedade BRS 4103 foi desenvolvida preferencialmente para a agricultura familiar e apresenta grão predominantemente do tipo semiduro, cor amarelo-laranja e ciclo reduzido. O BRS 3035 tem ciclo superprecoce e é indicado para plantio da safrinha na região Centro-Oeste. Já o BRS 2022 é uma opção para o mercado de média tecnologia. Além do baixo custo, esse híbrido duplo oferece bons níveis de produtividade.

O híbrido simples de milho BRS 1040 é indicado para lavouras de alto e médio investimento. A cultivar apresenta ciclo semiprecoce, com porte médio/alto, bons níveis de produtividade e estabilidade de produção. O BRS 1055 apresenta boa relação custo-benefício pela produtividade superior à maioria dos híbridos simples em diversos tipos de ambiente.

Leia Também