Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

DOURADOS

Laboratório da Iagro tem serviços aprovados pela Embrapa

28 MAR 2011Por da redação15h:09

A engenheira agrônoma Maria Izabel Krüger Giurizatto, responsável técnica do Laboratório de Análise de Sementes Oficial (Laso), da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) de Dourados-MS, realizou pesquisa de satisfação junto à Embrapa/CPAO de Dourados, com relação aos serviços prestados de análises de sementes pelo Laso relativos ao ano de 2010. Segundo ela, a pesquisa indicou grau pleno de satisfação pelo atendimento recebido. “Este parâmetro faz parte do nosso sistema de gestão de qualidade com base na ISO 17025, com o intuito de melhoria contínua”, informou a engenheira da Iagro.

De acordo com as informações da Iagro, a norma ISO 17025 estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a implementação e demonstração da competência do sistema de gestão de laboratórios de ensaio e análise de sementes, dentre outros, para fornecer resultados tecnicamente válidos por meio de atividades de controle da qualidade: atendimento pessoal, prazo de entrega de resultados das análises, informações e apoio técnico, formas de apresentação dos resultados etc., sem cobrir requisitos de segurança e regulamentos sobre a operação de laboratórios.

Segundo a Iagro, clientes de laboratórios, autoridades regulamentadoras e organismos de acreditação podem usar a norma para confirmar ou reconhecer essa competência. O atendimento dessa norma significa que o laboratório opera um sistema de gestão da qualidade segundo os princípios da ISO 9001, no entanto a ISO/IEC 17025 cobre a competência técnica não coberta pela ISO 9001.

Assim como outras importantes normas, a ISO 17025 é usada pelo Laboratório de Análise de Sementes oficial da Iagro de Dourados no desenvolvimento do seu Sistema de Gestão da Qualidade.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também