Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Sochi

Jogos serão vigiados por 100 mil agentes

28 JAN 2014Por band00h:00

Cerca de 100 mil militares, policiais e agentes da inteligência vigiarão os Jogos Olímpicos de Sochi (RUS), que começam no dia 7 de fevereiro e terminam no dia 23, declarou nesta segunda-feira um funcionário da câmara de representantes dos Estados Unidos em uma entrevista à imprensa russa.

"Segundo meus dados, cerca de 100 mil militares e agentes especiais estão atualmente em Sochi", afirmou Michael McCaul, presidente da comissão de segurança interior da câmara de representantes ao jornal russo Novaia Gazeta.

"Depois do que vi em Sochi e do que sei, posso dizer que o nível de segurança será muito alto", acrescentou McCaul depois de completar uma visita à cidade situada às margens do Mar Negro.

"Os controles, os mísseis de defesa antiaérea nas montanhas e as tecnologias da informação estabelecidas pelas autoridades russas fizeram deste território uma verdadeira fortaleza", explicou o político.

"Os serviços de inteligência de nossos países trabalham em coordenação. Mais de 20 agentes do FBI especializados na luta contra o terrorismo já chegaram a Sochi", acrescentou, se referindo à parceria entre Rússia e Esatdos Unidos na segurança dos Jogos.

As autoridades russas haviam indicado que 37 mil policiais e unidades do exército fariam a segurança da competição. O presidente do país, Vladimir Putin, reiterou em meados de janeiro, que tudo será feito para garantir que os Jogos ocorram com total normalidade.

Em um vídeo divulgado dias depois, os islamitas do Cáucaso russo ameaçaram realizar atentados em Sochi durante a realização dos Jogos. No fim de dezembro, dois atentados suicidas deixaram 34 mortos em Volgogrado, cidade a 700 km de Sochi.

Leia Também