quinta, 19 de julho de 2018

MUNDO

João Paulo II será beatificado em 1º de maio

14 JAN 2011Por ESTADÃO12h:15

O papa João Paulo II será beatificado no próximo dia 1º de maio, informou nesta sexta-feira, 14, o Vaticano. A decisão foi tomada depois de o atual pontífice, Bento XVI, reconhecer formalmente um milagre de seu antecessor, segundo disse Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé.

Bento XVI afirmou, por meio de decreto, que a cura de uma monja francesa que sofria de mal de Parkinson por parte de João Paulo II era milagrosa. Esse era o último passo a ser dado para que o pontífice anterior se tornasse beato.

João Paulo II, cujo nome de batismo é Karol Wojtyla, foi o 264º pontífice da Igreja Católica, o primeiro de origem eslava. Ele foi escolhido em 16 de outubro de 1978 como sucessor de João Paulo I e morreu em 2 de abril de 2005.

A cerimônia de 1º de maio deve atrair centenas de milhares de peregrinos a Roma para celebrar um dos papas mais populares de todos os tempos. Um segundo milagre é necessário para que João Paulo II se torne santo.

Bento XVI iniciou o processo de santificação de seu antecessor semanas depois da morte de Karol Wojtyla em 2005, como uma forma de responder aos gritos de "Santo Subito!" ("Santidade Imediata") que surgiram durante os funerais.

Com informações da Associated Press.

Leia Também