Campo Grande - MS, quarta, 15 de agosto de 2018

Papa

João Paulo 2º pode se tornar santo em alguns anos, diz Vaticano

1 MAI 2011Por FOLHA ONLINE / FRANCE PRESSE17h:24

O papa João Paulo 2º, beatificado neste domingo por seu sucessor Bento 16, poderá ser canonizado "dentro de alguns anos", declarou o número 2 do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone, em uma entrevista concedida à TV italiana.

Perguntado pela rede Rai Uno sobre uma eventual canonização do papa polonês, o cardeal Bertone respondeu: "Basta um milagre cientificamente provado e considerado como tal, (uma cura) vista como inexplicável do ponto de vista científico pela comissão médica, pela comissão teológica, assim como pelos cardeais e bispos membros da Congregação para a Causa dos Santos". 

Com isso, "diria, certamente, dentro de alguns anos", acrescentou o Secretário de Estado do Vaticano entrevistado durante o programa Porta a Porta, que será exibido neste domingo à noite. 

Durante a manhã, depois da declaração de beatificação pronunciada em polonês por Bento 16, muitas pessoas presentes na praça São Pedro clamaram "Santo Subito" (Santo Já). 

O processo de beatificação de João Paulo 2º foi realizado em tempo recorde, apenas seis anos após a sua morte. 

Milhares de fiéis assistiram neste domingo à cerimônia em que ele foi proclamado beato pelo papa Bento 16, provocando uma profunda emoção em mais de 1 milhão de fiéis que assistiram ao ato. Depois, a multidão enfrentou uma longa fila para venerar os restos mortais do papa, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. 

O caixão, que não foi aberto, foi exposto perante o altar da Confissão. Sobre ele foi colocada uma cópia do Evangelho de Lorsch, aberto e apoiado em um coxim tecido com decoração de ouro, além de uma coroa de flores com as cores oficiais da bandeira vaticana, amarela e branca. 

Os fiéis começaram a visitar o caixão às 13h16 (8h16 de Brasília) e está previsto que possam fazê-lo até às 19h desta segunda-feira (14h em Brasília), quando serão fechados os portões da Basílica. 

No último dia 29, o féretro foi retirado do túmulo que ocupava na cripta da Basílica de São Pedro e será colocado nos próximos dias em uma capela do templo. Até agora, os restos de Wojtyla estavam a poucos passos do sepulcro de São Pedro. 

Após o papa e os cardeais venerarem os restos de João Paulo 2º, foi a vez das delegações oficiais dos países presentes, e em seguida a de pessoas portadoras de deficiência e o restante do público. 

Assim que forem concluídas as celebrações pela beatificação, o caixão será levado à capela de São Sebastião, com melhor capacidade para receber um volume ainda maior de fiéis no futuro. 

BEATIFICAÇÃO 

Seis anos após sua morte, João Paulo 2º foi proclamado beato neste domingo pelo seu sucessor, em uma cerimônia assistida por mais de um milhão de pessoas na praça de São Pedro. 

Há cerca de mil anos um papa não beatificava seu antecessor, segundo o Vaticano. Bento 16 afirmou que ele "tinha a força de um gigante" e enfrentou "sistemas políticos e econômicos", como o marxismo e a ideologia do progresso, para cumprir o desafio de viver a fé sem medo. 

"Sua mensagem foi esta: o homem é o caminho da Igreja, e Cristo é o caminho do homem. Com essa mensagem, que é a grande herança do Concílio Vaticano 2º e de seu timoneiro, Paulo 6º, João Paulo 2º conduziu o povo de Deus ao Terceiro Milênio", afirmou o papa Ratzinger. 
 

Leia Também