Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

Tragédia

Japão levará 3 anos para retirar escombros deixados pelo terremoto

30 ABR 2011Por Estadão10h:15

A retirada dos milhões de toneladas de escombros deixados pelo terremoto e o posterior tsunami de 11 de março levará cerca de três anos, estimou neste sábado, 30, o Ministério do Meio Ambiente japonês.

Calcula-se que há quase 25 milhões de toneladas de escombros nas três províncias do nordeste japonês atingidas pelo desastre, Iwate, Fukushima e Miyagi, onde 14.616 pessoas morreram e outras 11.111 continuam desaparecidas, segundo o último boletim policial.

Esse número deve aumentar, já que ainda não inclui os navios e veículos destruídos, de acordo com a agência local Kyodo.

A maior dificuldade para as autoridades das províncias afetadas é encontrar lugares para armazenar temporariamente os escombros que atualmente estão amontoados ao longo de dezenas de quilômetros no litoral de Miyagi, Fukushima e Iwate.

O orçamento extraordinário para a reconstrução apresentado nesta quinta-feira no Parlamento japonês (Dieta), de 4,02 trilhões de ienes (33 bilhões de euros), inclui o montante de 350 bilhões de ienes (2,930 bilhões de euros) para a retirada de escombros.

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também