Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AUTOMÓVEL

JAC T8 é opção que une utilidade de van com o conforto de carro

JAC T8 é opção que une utilidade de van com o conforto de carro
25/02/2014 08:00 - Gabriel Maymone, de BRASÍLIA


Transportar passageiros de maneira confortável e econômica. Essa tem sido uma preocupação de empresas do setor turismo no Brasil, que tem crescido nos últimos anos e vive grande expectativa com a chegada de eventos internacionais como a Copa do Mundo este ano e as Olimpíadas de 2016.

De olho nesse nicho, a JAC Motors traz a Maxivan T8 ao preço de R$ 114.990. O carro, que não tem concorrentes diretos, é um veículo de passeio com características de uma van. Com motor 2.0 16V turbo, que rende 175 cv, a gasolina e câmbio manual de 6 marchas, a T8 pode acomodar até sete passageiros e, por isso, é necessário apenas a categoria B, na CNH, para conduzi-la.

Nós testamos o veículo em Brasília e temos boas notícias: O T8 corresponde às expectativas. Como passageiros, percebemos claramente a proposta do carro. A suspensão macia faz a viagem ficar mais estável, sem as características ‘batidas’ das tradicionais vans executivas. O espaço interno é impressionante. Com três fileiras, 2, 2 e 3 lugares, é possível girar os dois bancos da segunda fila, tornando o local quase que uma sala (só falta a mesa).

Para a bagagem, a T8 oferece 1.310 litros, que pode subir para 3.550, se retirar os bancos da terceira fileira ou até para generosos 4.800 litros, caso haja necessidade de transformá-lo em um furgão, retirando também a segunda fileira.

Direção
A primeira impressão que se tem ao sentar no banco do motorista é de que você está, definitivamente, conduzindo um carro, e não uma van. Desde a posição do painel, volante, até a própria dirigibilidade e conforto.

A aceleração fica um pouco comprometida na arrancada, mas ganha potência conforme aumentam as rotações. Segundo a JAC, mesmo carregado, o T8 tem velocidade máxima de 165 km/h. O único ponto que incomodou um pouco foi o fato da tela do computador de bordo e do rádio ficarem ofuscadas com o brilho do sol, dificultando a visão das informações (problema já relatado à montadora).

Itens
Apesar de ter apenas uma versão, o T8 vem completo, com diversos itens de série, entre eles destacam-se: com airbag duplo, cintos traseiros laterais de 3 pontos, travamento automático das portas à 15 km/h, sensor de estacionamento traseiro com câmera, portas com barras de proteção lateral, trava central e chave com destravamento remoto das portas, além de alarme antifurto.

Mercado
Com expectativa de vender 200 unidades por mês, a JAC coloca o T8 no mercado por R$ 114.990, sendo que frotistas (principal cliente deste carro) tem descontos.

Por que comprar?
A JAC afirma que fez ‘clínicas’ com seus potenciais clientes como a rede hoteleira e empresas de turismo. Em sua maioria, a clientela queixava-se da ausência de um veículo que pudesse transportar, por exemplo, quatro pessoas e bagagem, o que é extremamente comum a empresas contratadas por resorts, por exemplo.

A solução sempre recaiu nas vans. Originalmente concebidas para o transporte de carga, elas acomodam, em sua maioria, 15 pessoas ou mais. Mas nenhuma delas é dotada de assentos confortáveis e espaçosos, mas sim pequenos bancos, colados e estreitos, que provocavam desconfortos em viagens mais longas. Um trajeto de Campo Grande a Bonito, por exemplo, que tem cerca de 300 km, pode ser feito com um nível mais alto de conforto aos passageiros.

Felpuda


Sindicalista defende o fim de mordomias e privilégios dos políticos e dos integrantes de outros Poderes, conforme divulgação feita por sua assessoria. Para ele, está na hora de se colocar um basta nessa situação, questionando, inclusive, o número de parlamentares e de assessores. Entretanto, não demonstra a mesma aversão por aqueles dirigentes de sindicatos que se perpetuam no poder e que comandam mais de uma entidade, assim como ele. Afinal, o exemplo deve vir de casa, né?