Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

GOIABA

Ivinhema vai expandir produção

29 MAI 2011Por DA REDAÇÃO00h:00

O município de Ivinhema (MS) leva o título de Capital da Goiaba. Hoje estão plantados aproximadamente 7 mil pés de goiabeira e a previsão é que esse número aumente para 8.500 ainda este ano.

E com o objetivo de expandir essa cultura, a Prefeitura de Ivinhema, através da Secretaria de Agricultura em conjunto com produtores locais e a Associação de Hortifruticultores de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul adquiriram mais 1.500 mudas da planta.

O prefeito Renato Câmara falou sobre a importância da diversificação agrícola. Para isso um caminhão utilitário com um compartimento de carga especial também está sendo adquirido pela Prefeitura de Ivinhema. O veículo será entregue aos produtores de goiabas e estes vão colocar seus produtos no mercado a custos mais baixos.

 O técnico da Agraer local, Luiz Ferreira Viana, destaca o plantio da goiaba no Município. “Hoje é uma das culturas que oferece uma rentabilidade boa porque tem condição de produzir o ano inteiro. O clima em Ivinhema favorece muito”, disse ele.

 Viana também menciona quais os cuidados que o produtor não pode deixar faltar. “O produtor tem que ter um planejamento. Tem que planejar visando escalonar a produção durante todo o ano. Entre isso, a poda é o principal para fazer com que a planta produza o ano todo. Outro fator favorável é o controle de pragas e doenças na lavoura. É um cuidado que deve ser permanente”, ressalta o técnico.

Comercialização

Técnicos da Agraer local afirmam que os produtores que cultivam goiaba e também participam dos projetos como o PAA Programa de Aquisição de Alimentos, da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, executado pela Prefeitura e Agraer têm conseguido resultados favoráveis.

 O PAA tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento desta área. Em Ivinhema, o projeto já está em sua terceira edição e cresce a cada ano.

 A Conab adquire os produtos cultivados no município, que são distribuídos para entidades filantrópicas locais, além de creches, escolas, Apae e também municípios vizinhos como Angélica e Deodápolis.

Leia Também