Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

literatura

Ismael Machado lança segundo livro de poesia

23 OUT 2010Por 00h:10

Ismael Machado, 42 anos, nasceu em Caarapó e mora em Campo Grande há 17 anos. Apaixonado por literatura, lança hoje, às 19h30min, o segundo livro. Define-se como autodidata na literatura e apreciador atento das obras do português Fernando Pessoa, do brasileiro Manuel Bandeira e do americano Walt Whitman. O novo livro faz referências a todos estes. Os dois primeiros aparecem logo na capa por meio do pseudônimo que adotou para assinar a obra, Fernando Bandeira. Whitman é homenageado no título, “Folhas brasileiras”. “O nome é inspirado em uma das obras mais importante do escritor americano, ‘Folhas de relva’, no qual mostra sua poesia inovadora”, explica Ismael.

Este é o seu segundo livro. A estreia aconteceu em 2006, quando lançou “Folhas de março”. Segundo o autor, ainda haverá outro título que remeta à obra de Whitman, ainda sem previsão de lançamento. “Devo escrever outro livro antes de finalizar a trilogia”.

Se no primeiro livro o autor buscava reflexões a partir das suas experiências pessoais, na nova obra, a base é a própria literatura. Os textos são divididos em três partes: grafismos, poemetos e poemas. O primeiro é definido por Ismael como “poema frase”. O efeito inusitado é obtido por meio de construções curtas, diretas, econômicas. “São pensamentos poéticos”, explica. O segundo é um criação um pouco maior, não almejando o espaço do poema tradicional. É somente na última parte que o poema mais tradicional ganha presença. “Os textos são  apresentados com gradação, indo do mais simples aos mais complexos”.

O autor diz que não ambiciona outras formas de produção literária, quer se fixar na poesia, mesmo que, em determinados momentos, trabalhe com texto poético. O lançamento acontecerá na Rua José Antônio Pereira, 1.940 e destacará música e declamação de alguns textos com a participação de atores.  (OR)

Leia Também