SAÚDE

Irmãos mais velhos tendem a ser mais gordos na fase adulta

Irmãos mais velhos tendem a ser mais gordos na fase adulta
09/02/2014 00:00 - TERRA


Se você não consegue emagrecer, culpe seus irmãos. Um estudo da Universidade de Auckland, publicado na revista Scientific Reports, descobriu que os filhos mais velhos tendem a ser mais gordos na idade adulta, entre 40 e 50 anos, do que os irmãos vindos em segundo ou terceiro lugar. As informações são do site inglês Daily Mail. Os primogênitos também podem ter mais dificuldade em processar o açúcar, têm mais chance de serem diagnosticados com diabetes e câncer, além de sofrerem mais facilmente um ataque cardíaco do que os outros herdeiros. 

Apesar dos resultados, os pesquisadores alertam que as conclusões ainda são precipitadas e incompletas, já que as avaliações foram feitas ao compararem os exames médicos de apenas 26 irmãos mais velhos com 24 irmãos nascidos em segundo lugar. Estudos anteriores mostraram também que crianças mais velhas tendem a nascer com a pele mais clara e crescerem mais rápido durante a infância. No entanto, na adolescência, apresentaram níveis maiores de colesterol e outras gorduras no sangue. O estudo não esclareceu ao certo o motivo pelo qual a ordem de nascimento afeta a saúde, mas sugerem que seja porque as arterias que alimentam a placenta e levam todos os nutrientes ao bebê ainda estejam amadurecendo.

Os especialistas alertam que os cuidados com o primeiro filho devam ser redobrados, não só para minimizar os problemas na fase adulta, mas também para zelar a população como um todo. "Qualquer situação adversa com o primeiro filho pode afetar inclusive o crescimento da população", diz Wayne Cutfield, autor do estudo. Isto porque as mulheres podem não querer ter mais filhos, especulam os responsáveis. 

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".