Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Alzheimer

Irmã do rei do baião, Chiquinha Gonzaga morre aos 85 anos

15 MAR 11 - 16h:00G1

A cantora, compositora e sanfoneira Chiquinha Gonzaga, 85 anos, irmã mais nova de Luiz Gonzaga, o rei do baião, morreu na madrugada desta terça-feira (15) no Hospital Moacir do Carmo, em Duque de Caxias (RJ). Segundo a família, ela sofria de Mal de Alzheimer e vinha sofrendo com complicações nos últimos nove meses.
 

Ela era a caçula de dez irmãos e chegou ao hospital com problemas respiratórios e infecção urinária. "Minha tia foi ficando debilitada por conta da doença de Alzheimer, já que ela ficava mais na cama", disse a sobrinha Maria Gonzaga, que morava com a tia em Duque de Caxias.

"Infelizmente ela já não estava se apresentando mais. A última apresentação dela foi no ano passado, durante uma festa no memorial de Luiz Gonzaga", disse Maria Gonzaga
Chiquinha começou a carreira na década de 1950 e seu último trabalho gravado foi o CD "Chiquinha Gonzaga - 8 & 80", de 2006.
 

A também música Raimunda Gonzaga, 87 anos, conhecida como Muniz, morreu há 22 dias, no Rio de Janeiro. Ela foi sepultada na cidade de Exu (PE). Muniz é mãe de Maria Gonzaga e irmã de Chiquinha.
 

O sepultamento de Chiquinha Gonzaga será realizado na tarde desta quarta-feira (16), no mausoléu da família, no Cemitério Tanque do Anil, no Rio de Janeiro.
 

A irmã de Luiz Gonzaga é homônima da pianista carioca que viveu entre 1847 e 1935, e teve sua vida e carreira retratada na minissérie "Chiquinha Gonzaga", da Rede Globo. Francisca Edwiges Neves Gonzaga ficou conhecida, entre outras músicas, por ter composto a marchinha carnavalesca "Ô abre alas".

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

Judiciário e governo buscam reduzir milhões de ações contra o INSS

São abertas cerca de 7 mil novas demandas diariamente contra o órgão
Caixa anuncia financiamento habitacional corrigido pelo IPCA
ECONOMIA

Caixa anuncia financiamento habitacional corrigido pelo IPCA

COMPRA DE ENERGIA

Diretor de Itaipu acredita que acordo com Paraguai sairá em breve

STJ nega recurso e prefeitura deve indenizar moradores por alagamentos
SERRADINHO

STJ manda prefeitura indenizar moradores por alagamentos

Mais Lidas