domingo, 15 de julho de 2018

Mundo

Irã poderá fabricar seu próprio combustível nuclear

8 JAN 2011Por Veja20h:01

O chefe interino da diplomacia e do programa nuclear iranianos, Ali Akbar Salehi, afirmou neste sábado que seu país é capaz de fabricar as próprias placas e barras de combustível nuclear - tecnologia que, para o Ocidente, ainda não era dominada por Teerã.

À agência de notícias iraniana Fars, Salehi disse que a unidade de fabricação das placas já está sendo construída em Ispaha e, ao terminar a unidade, "o Irã se tornará um dos poucos países que pode fabricar placas e barras de combustível".

No início da semana, o governo de Mahmoud Ahmadinejad convidou embaixadores estrangeiros a visitarem suas instalações nucleares. Os Estados Unidos ficaram de fora da proposta e a União Europeia recusou, dizendo que é tarefa da AIEA inspecionar as usinas do país.

O convite foi feito pouco antes das negociações entre representantes do Grupo 5+1 (integrado por Estados Unidos, Reino Unido, China, Rússia, França e Alemanha) e o Irã em Istambul, que estão previstas para o fim de janeiro, embora ainda não haja uma data definida.

Leia Também