Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

MUNDO

Irã pede à Turquia acelerar cooperação para enviar gás à Europa

9 JAN 2011Por FOLHA ONLINE14h:02

O primeiro vice-presidente iraniano, Mohammad Reza Rahimi, pediu neste domingo à Turquia que acelere a cooperação no setor energético para facilitar as exportações de gás natural do Irã à Europa.

Rahimi recebeu neste domingo o ministro de Energia e Recursos Naturais turco, Taner Yildiz, quem ressaltou que esta colaboração "interessa aos dois países".

"Irã e Turquia devem alcançar esse objetivo o mais rápido possível", insistiu Rahimi, citado pela televisão estatal em inglês "PressTV".

Neste sentido, e em outra reunião, o ministro interino de Assuntos Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi, propôs a criação de uma Câmara de Comércio conjunta e ressaltou que as crescentes relações bilaterais "não devem sofrer interferência de outros países".

Turquia se transformou nos últimos anos em um dos principais aliados políticos e econômicos do Irã, país submetido a embargo internacional pelas suspeitas de desenvolver um controvertido programa nuclear com fins bélicos.

Nos últimos meses, Teerã tentou que o governo de Ancara se transformasse em um ator a mais da disputa que mantém a este respeito com as grandes potências.

Irã, considerado o segundo país do mundo em reservas comprovadas de petróleo e gás, está interessado em participar de um projeto no setor de gás europeu e aspira se transformar no país ponte entre esse grande encanamento e as ricas nações da Ásia Central.

Leia Também