Correio Rural

COXIM

A+ A-

Investimento no setor florestal é rentável para MS

Investimento no setor florestal é rentável para MS

DA REDAÇÃO

24/02/2011 - 19h25
Continue lendo...

"Nós estamos presenciando situações como a morte de pastagens na região norte e nesse caso o plantio de florestas é uma alternativa”. A fala do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, na abertura hoje do 3° Seminário Plantar Florestas é um Bom Negócio, demonstra a importância da cadeia produtiva da seringueira e do eucalipto, partindo da perspectiva de que a silvicultura alavanca o agronegócio do Estado. O seminário é uma iniciativa do Paniel Florestal, realizado pela Famasul com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). Ao todo serão dez palestras com os principais nomes do setor, dentre eles, a palestra internacional do argentino Martin Sanchez Acosta, especialista em processamento de madeira sólida da América Latina. Ele vai falar, principalmente, sobre a experiência do desenvolvimento regional na Argentina baseado no uso do eucalipto.

De acordo com a secretaria da produção e turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, presente no evento, o desenvolvimento do setor florestal pode trazer ao Estado novas oportunidades de investimento. “Grandes empresas de papel e celulose estão se instalando aqui. A silvicultura é uma das atividades que pode trazer um novo olhar para essa região, é uma ótima opção. Temos a soja, mas precisamos de outra atividade”, ressaltou.

Segundo Riedel, o crescimento da silvicultura no Estado deve estar alinhado aos objetivos das instituições representativas de classe. “Nós sabemos da pujança do agronegócio, mas muitas vezes os produtores se sentem fora desse sucesso. Nosso objetivo é buscar conhecimento, renda para os produtores e o desenvolvimento do Estado. As instituições têm a obrigação de buscar e construir essa alternativa para os produtores rurais” salientou.

O evento ainda vai levar informações sobre mercado, linhas de financiamento e crédito, além de conceitos técnicos para o sucesso do plantio de florestas, enfatizando o conjunto de condições que tornam Mato Grosso do Sul um ambiente favorável e atrativo para investidores no setor.