Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

SAÚDE

Inverno requer cuidado redobrado com a gripe

21 MAI 2011Por MARCELO ARMÔA08h:43

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Saúde, Eugênio de Barros, orienta que a população tenha cuidado redobrado com os casos de gripe com a chegada do inverno e recomenda que o publico alvo da campanha contra a doença - gestantes, crianças com até 2 anos de idade, idosos, trabalhadores da saúde e indígenas - tome a vacina. “Afastada a preocupação da dengue por alguns meses, será necessário ainda redobrar o cuidado com as gripes”, lembra Eugênio. Segundo ele, já foi registrado aumento das gripes comuns, mas ainda não há dados consolidados. “Eu posso dizer que dengue só no ano que vem, mas a população precisa se vacinar contra a gripe”, resume.
Em Mato Grosso do Sul, a campanha de vacinação contra a gripe continua para os municípios que não atingiram suas metas de cobertura vacinal – como Campo Grande. Segundo as últimas informações do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, até ontem haviam sido vacinadas no Estado 324.620 pessoas – 76,94% do público alvo.

Dengue
Eugênio de Barros comentou ainda o último boletim de notificações da dengue, que aponta aumento 11.306 para 11.698 entre os dias 7 e 14 de maio – média de 56 casos por dia. Apesar do crescimento no número de casos suspeitos, o secretário-adjunto da SES explica que os exames laboratorias têm dado resultado negativo para muitos dos casos. “A maioria está sendo descartada”, garante.
Ele lembra que com a chegada do inverno, as baixas temperaturas e a diminuição da umidade relativa do ar dificultam a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Mesmo assim, a Secretaria continuará monitorando as notificações e pede para que a população não descuide de seus quintais, porque se não houver cuidado pode haver surto no próximo verão.

Leia Também