quarta, 18 de julho de 2018

Interino transmite hoje o cargo de prefeito a Délia

8 OUT 2010Por Fábio Dorta, de Dourados00h:00



A presidente da Câmara Municipal de Dourados Délia Razuk (PMDB) toma posse hoje como prefeita interina. Ela foi notificada na tarde de ontem pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), desembargador Paulo Alfeu Puccinelli, para substituir o juiz Eduardo Machado Rocha no cargo de prefeito.
O juiz está no cargo desde o dia 4 de setembro quando o prefeito Ari Artuzi (sem partido), o vice Carlinhos Cantor (PV) e todos os integrantes da antiga Mesa Diretora do Legislativo foram presos, acusados de envolvimento em esquema de corrupção, desarticulado pela Operação Uragano da Polícia Federal. Como diretor do Fórum, Rocha teve de assumir interinamente o comando da prefeitura.
Com a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara, a linha sucessória em Dourados foi restabelecida e o TJ-MS determinou a Délia Razuk para assumir o cargo no lugar do juiz. O Ministério Público Estadual (MPE) entrou com recurso para que Eduardo Rocha continuasse à frente da prefeitura, mas o pedido foi negado por unanimidade pelo Tribunal.
Délia vai tomar posse em uma sessão marcada para as 11h na Câmara. Com isso Dirceu Longhi (PT) será o novo presidente do Legislativo. No lugar de Délia, vai tomar posse o suplente de vereador Laudir Munaretto (PT). O juiz Rocha confirmou que irá participar da sessão de posse.

Comissão Processante
Depois de Délia assumir a função de prefeita interina, Dirceu Longhi vai ter um “abacaxi” nas mãos, como presidente da Câmara. Ele terá de resolver problema jurídico que poderá colocar em risco o andamento da Comissão Processante (CP) que abriu processo de impeachment do prefeito afastado Ari Artuzi.
Ocorre que o presidente da comissão, José Carlos Cimatti (PSB), e o relator Marcelo Barros (DEM) foram afastados dos cargos pelo TJ-MS e terão de ser substituídos.
Ontem a assessoria jurídica do Legislativo esteve reunida, mas os advogados ainda não chegaram a um consenso sobre como será feita substituição para que os trabalhos da comissão não sejam paralisados.

Leia Também