Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

1,8 MIL VAGAS

Instituto abre inscrição para curso de qualificação

Instituto abre inscrição para curso de qualificação
17/03/2014 09:46 - DA REDAÇÃO


Estão abertas as inscrições para 1.860 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As vagas são para 24 municípios do Estado.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de março, nos locais e horários indicados no edital, disponível na Central de Seleção do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

São 21 opções de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração média de três meses, voltados a estudantes da rede pública, beneficiários de programas federais de transferência de renda, reincidentes no seguro-desemprego, pescadores, indígenas, trabalhadores rurais, entre outros.

Para se inscrever, é preciso ter a idade e a escolaridade mínimas exigidas para cada curso, além de estar vinculado a um demandante – ministérios da Cultura, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Defesa, do Trabalho e Emprego, da Justiça, do Desenvolvimento Agrário, da Pesca e Aquicultura, do Turismo e da Secretaria de Estado de Educação.

Documentos
Os interessados devem levar a ficha de inscrição preenchida (anexo III do edital), além de originais e cópias do documento de identificação com foto, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade. Homens maiores de 18 anos devem comprovar que estão em dia com o serviço militar.

Candidatos vinculados à Secretaria de Estado de Educação devem comprovar que estão matriculados no ensino médio da rede pública. Aqueles vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome precisam apresentar o Número de Identificação Social (NIS).

A seleção será feita pelas instituições demandantes. A previsão é que as aulas tenham início no dia 7 de abril.

Pronatec
Criado pelo Governo Federal em 2011, o programa busca expandir e interiorizar a oferta da educação profissional por meio de cursos de qualificação gratuitos.

Para mais informações sobre a execução do Pronatec no IFMS, acesse www.ifms.edu.br/pronatec.

Felpuda


Sindicalista defende o fim de mordomias e privilégios dos políticos e dos integrantes de outros Poderes, conforme divulgação feita por sua assessoria. Para ele, está na hora de se colocar um basta nessa situação, questionando, inclusive, o número de parlamentares e de assessores. Entretanto, não demonstra a mesma aversão por aqueles dirigentes de sindicatos que se perpetuam no poder e que comandam mais de uma entidade, assim como ele. Afinal, o exemplo deve vir de casa, né?