Domingo, 17 de Dezembro de 2017

aquário do pantanal

Instalação de tanques começa em fevereiro

26 JAN 2014Por DA REDAÇÃO00h:00

Prometido para o fim do ano, o Aquário do Pantanal começa a tomar forma. Em fevereiro, americanos vêm a Mato Grosso do Sul para a montagem do primeiro dos 25 aquários do monumento, que é a principal obra do governo estadual, segundo reportagem publicada hoje (26) no jornal Correio do Estado. O primeiro aquário a ser montado é o que ficará no anfiteatro criado dentro do complexo, com capacidade para 250 pessoas. Com a montagem do telhado, já é possível ter uma ideia de como ficará a obra quando pronta.

O secretário de Estado de Obras Públicas (Seop), Edson Giroto, afirma que o primeiro aquário será montado com as peças de acrílico que chegaram a Mato Grosso do Sul neste mês. Com 22 toneladas cada uma, as duas placas exigiram uma verdadeira força tarefa para chegarem ao Parque das Nações, onde está sendo erguido o empreendimento. Só para subir a Serra de Santos foram 10 dias. As peças têm 6,4 metros de largura, o equivalente aos dois sentidos de uma rodovia.

As peças serão montadas para que a estrutura do telhado do aquário seja concluída. As telhas de zinco titânio que serão usadas em uma parte da cobertura do complexo já chegaram da Holanda. Agora, é esperada a chegada dos vidros, também para o teto, fabricados na Espanha. O material já está no Porto de Santos. “Não é uma obra comum. Não tem nada deste jeito, deste porte sendo feito no Brasil”, diz Giroto. O fiscal de obras da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), Luis Mário Mendes Leite, estima que o trabalho dos americanos na montagem do primeiro tanque deve durar cerca de 15 dias. Mesmo com este aquário montado, ele ainda não será preenchido com água. A intenção é agilizar a montagem do restante da estrutura do telhado. Ao todo, o Aquário do Pantanal terá 25 aquários, com várias espécies de peixes. A reportagem é de Patrícia Belarmino.
 

Leia Também