segunda, 16 de julho de 2018

UNIVERSIDADES FEDERAIS

Inscrições com notas do Enem abertas a partir de amanhã

15 JAN 2011Por Silvia Tada00h:00

A partir de amanhã, estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, que estará disponível somente até terça-feira (18). O endereço eletrônico é www.sisu.mec.gov.br. Em todo o País, são 83.125 vagas em 83 universidades públicas e institutos federais; em Mato Grosso do Sul, três instituições aderiram ao programa —  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul — com o oferecimento de 7.230 vagas.

As notas do Enem foram disponibilizadas ontem, no site do MEC. Os futuros acadêmicos tiveram acesso a cinco notas, correspondentes às quatro provas objetivas e à redação. Quando o Sisu estiver aberto, das 5h às 22h59min (MS), o estudante deverá informar o número da inscrição e sua senha no Enem 2010.

Opções
Cada candidato poderá se inscrever em duas opções de cursos ou instituições, por ordem de preferência, e as escolhas poderão ser alteradas conforme o aluno achar melhor. A partir de segunda-feira, o Sisu divulgará a “nota de corte” do curso, isto é, a pontuação mínima necessária para ser aprovado no curso escolhido. Essa nota será atualizada uma vez por dia e não garante a aprovação, já que estudantes de todo o País poderão mudar a opção de curso, conforme comparação de seu desempenho com o de concorrentes.

De acordo com o MEC, valerá a última opção feita pelo candidato. Quem for selecionado em sua primeira opção estará fora, automaticamente, das chamadas subsequentes, mesmo que não faça a matrícula na instituição em que foi aprovado. Já os aprovados em segunda opção poderão manifestar interesse em permanecer na lista de espera do primeiro curso escolhido.

Os resultados serão divulgados no dia 22 de janeiro, com matrículas nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, na Instituição escolhida. A segunda chamada está prevista para o dia 1º de fevereiro, com matrículas nos dias 3 e 4 de fevereiro. A terceira convocação será no dia 10 de fevereiro e os aprovados devem procurar a universidade nos dias 11 ou 14 de fevereiro.

Leia Também