Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SISUTEC

Inscrição para 10 mil vagas em cursos técnicos começa segunda

Inscrição para 10 mil vagas em cursos técnicos começa segunda
15/03/2014 00:00 - DA REDAÇÃO


Mato Grosso do Sul disponibiliza a partir de segunda-feira (17), 10.305 vagas para os cursos técnicos do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), do Ministério da Educação, segundo reportagem na edição de hoje (15) do jornal Correio do Estado. As inscrições começam na segunda-feira (17) e terminam na sexta (21). Todas as vagas são para cursos técnicos e profissionalizantes que devem ser preenchidas por estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Aqui em MS, 33 municípios têm cursos disponíveis em áreas como segurança do trabalho, enfermagem, automação industrial, logística, entre outros. Entre as instituições que oferecem vagas pelo sistema estão o Serviço Nacional da Indústria (Senai), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Universidade Anhanguera/Uniderp, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), além de escolas públicas e particulares.

Em todo Brasil, o Sisutec oferece 291.338 vagas gratuitas em cursos técnicos. Este ano de 2014 é a segunda vez que o governo federal abre essa modalidade de acesso a estudantes que pretendem se profissionalizar sem ingressar num curso superior. Segundo o MEC, esse total é 21% maior em relação ao ano passado.

Os estudantes que fizeram o Enem poderão fazer duas opções de curso. A primeira chamada será divulgada no dia 25 de março. As aulas começam entre 14 de abril e 12 de maio. Quem não fez o Enem poderá concorrer a vagas remanescentes. A reportagem é de Lucia Morel.

Felpuda


O desgaste de antigas lideranças nacionais, com reflexo em nível local, é a maior preocupação dos dirigentes de partidos para as eleições deste ano, que terá reflexo em 2022. Em épocas passadas, essas figurinhas cruzavam os céus do País para visitarem os municípios e pedirem que a população votasse em seus ungidos. Agora, com pendências judiciais e poder enfraquecido, dificilmente seriam convidadas. A pandemia, que resultou no isolamento social, foi a pá de cal.