Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Banco Central:

Inflação deve permanecer alta em 2014

13 FEV 14 - 15h:50Folhapress

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, afirmou hoje que a inflação deve permanecer elevada nos próximos dois anos, mas com tendência de recuo.
O BC já havia divulgado em dezembro, na ata do Copom (Comitê de Política Monetária), projeções de inflação de 5,6% para 2014 e de 5,3% para 2015 -acima da meta de 4,5% estipulada pelo governo.

Em Curitiba para a apresentação do Boletim Regional do Banco Central, Araújo destacou que "o caminho para a prosperidade passa por taxas de inflação baixas e estáveis", e que o BC irá "enfrentar a inflação". O indicador, no entanto, está "elevado e ainda mostra resistência", de acordo com a instituição.

Araújo reiterou uma declaração dada recentemente à imprensa pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que afirmou que "os juros estão subindo porque precisamos enfrentar a inflação". "É isso. Precisamos derrubar a inflação", afirmou o diretor.

Crescimento
O Boletim Regional do BC, referente ao trimestre encerrado em novembro de 2013, também informou que a atividade econômica mostrou "recuperação" no final do ano passado.

O IBC-BR (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) cresceu 0,3% na comparação com o trimestre anterior, puxado especialmente pelas economias do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Araújo destacou a forte demanda doméstica e o declínio na taxa de desemprego, que atingiu 5,1% em novembro do ano passado.

A perspectiva para este ano, de acordo com o BC, é que o crescimento continue "em linha com o que tivemos no ano passado", disse Araújo, mas em níveis mais moderados, especialmente no consumo e no crédito.

"As estimativas de continuidade da expansão do setor primário e o cenário de melhora gradual no ambiente externo delineiam, para os próximos trimestres, perspectivas de continuidade do crescimento da atividade econômica", afirma o documento. 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Estado criou 917 vagas em setembro, aponta Caged
EMPREGOS

Estado criou 917 vagas em setembro, aponta Caged

BR-262 deve receber reformas com investimento de R$ 22 milhões
EMENDAS

BR-262 deve receber reformas com investimento de R$ 22 milhões

Sucesso no Youtube, Nathalia Arcuri comanda "reality show" financeiro na tevê
TELEVISÃO

Sucesso no Youtube, Nathalia Arcuri comanda "reality show" financeiro na tevê

Filho de homem que roubou dinheiro de campanha morre em BH
JOÃO MIGUEL

Filho de homem que roubou dinheiro de campanha morre em BH

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião