Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

Indústria do cinema bateu recorde de arrecadação em 2010

24 FEV 2011Por Veja04h:32

De acordo com um relatório divulgado esta semana pela Motion Pictures Association of America, na revista americana Variety, a industria do cinema tem motivos para comemorar: bateu, em 2010, um novo recorde de arrecadação, atingindo cerca de 32 bilhões de dólares. O montante é 8% maior do que o arrecadado em 2009.

O valor foi alcançado por três motivos: o público crescente nos mercados emergentes, como o Brasil e a Índia, o aumento de espectadores e a tecnologia 3D, que atraiu mais espectadores para as salas de cinema do mundo inteiro. Segundo a entidade, os mercados estrangeiros sustentaram o aumento praticamente sozinhos, já que nos Estados Unidos a arrecadação de cerca de 10 milhões de dólares é semelhante à do ano anterior. Nesse país e no Canadá houve uma queda de 5% na venda de bilhetes, patamar que se igualou ao de 2008.

No Brasil, 2010 foi um ano particularmente especial e com a quebra de um recorde no cinema: Tropa de Elite 2, do diretor José Padilha, ultrapassou a marca de 10 milhões de espectadores.

Leia Também