segunda, 23 de julho de 2018

CÂNCER DE MAMA

INCA recomenda que mulheres recebam resultado de exame em até 60 dias

18 OUT 2010Por DA REDAÇÃO19h:20

No Brasil, aproximadamente onze mil mulheres morrem por ano vítimas do câncer de mama. Para tentar reduzir essa triste estatística, o INCA, (Instituto Nacional de Câncer), vai passar a divulgar novas recomendações que devem seguidas pelas mulheres e por profissionais de saúde para evitar que a doença atinja níveis graves. As orientações se baseiam em procedimentos já testados, como oferecer maior acesso a informações sobre o tumor e alertas sobre os primeiros sinais da doença.


Segundo o técnico da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca, Ronaldo Corrêa, um dos destaques é a orientação de que toda mulher com nódulo no seio tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias. "Essa recomendação visa facilitar o acesso da mulher que já tem uma lesão palpável que já tem algum sintoma relacionado ao câncer aos procedimentos diagnósticos”.


As orientações também mencionam o incentivo a práticas de atividades físicas, amamentação, acompanhamento médico rigoroso no caso de terapias hormonais pós-menopausa e vida saudável como forma de prevenir o câncer de mama. "Essas recomendações tem duas dimensões que é a dimensão da prevenção, que trabalha com os fatores de risco e você trabalhar com a diminuição dos fatores de risco possibilita você reduzir até a 30% o número de casos novos de câncer de mama, isso a médio e longo prazo”, diz Corrêa.


O oncologista do INCA ressalta que essas recomendações não tem força de lei, por isso, não são obrigatórias. Mas o ideal é que elas sejam seguidas para que o País continue obtendo resultados positivos na luta contra o câncer de mama.

FONTE: AGÊNCOA DO RÁDIO

Leia Também