Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

Imunização já inclui outros tipos da doença

17 SET 2010Por 19h:18

A vacinação contra a meningite do tipo meningocócica é feita por injeção intramuscular em duas doses, com espaço de dois meses, e o primeiro reforço sendo aplicado ainda no primeiro ano de vida da criança. As vacinas contra meningite são específicas para determinados agentes etiológicos, ou seja, não existe uma que proteja contra todos os tipos de meningite.
O Calendário Básico de Vacinação da Criança contempla outros tipos de meningite: a vacina tetravalente, que protege contra o Haemophilus influenzae tipo B (Hib), agente causador de doenças como a meningite, pneumonia, septicemia e otite é aplicada aos aos 2, 4 e 6 meses de vida. A BCG, é dose única ao nascer, é outra vacina que previne contra as formas graves de tuberculose, incluindo a meningite tuberculosa.
Em 2010, além da imunização que será incluída a partir de outubro contra a meningite do tipo meningocócica, outra vacina foi incorporada ao calendário do Programa Nacional de Imunizações: a vacina pneumocócica conjugada 10-valente, que protege contra doenças invasivas como meningite, pneumonia, bacteremia, otite média aguda e sinusite. É ministrada em três doses mais um reforço no primeiro ano de vida da criança. (MR)

Leia Também