Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

FALTA DE PEÇA

Importadora deve indenizar dono de carro

Importadora deve indenizar dono de carro
08/03/2014 00:00 - TERRA


A Hyundai CAOA terá de indenizar um dono de um carro em R$ 10 mil por danos morais e cerca de R$ 3,5 mil relativos a danos materiais por não possuir a peça de um carro, segundo informações do Poder Judiciário de Santa Catarina. O cliente teve de esperar três meses para que pudesse utilizar novamente seu veículo Hyundai Tucson. A empresa alegou que o comprador de veículo importado deve estar preparado para o risco de ter de esperar por peças importadas, de forma que não há dano moral. Além disso, tentou descaracterizar a relação de consumo pelo fato do dono do veículo utilizar o carro profissionalmente.

Em sua decisão, o desembargador responsável pelo caso afirmou que a representante de empresa estrangeira no Brasil tem obrigação de manter em seu estoque peças de reposição dos veículos que disponibiliza no mercado. Ele também considerou pertinente a aplicação do Código de Defesa do Consumidor no caso e ressaltou que, além da obrigação de ter as peças no estoque, a empresa deve providenciá-las em tempo razoável.

O Terra entrou em contato com a Hyundai CAOA, mas a companhia informou não comentar casos que estão em andamento.

Felpuda


O desgaste de antigas lideranças nacionais, com reflexo em nível local, é a maior preocupação dos dirigentes de partidos para as eleições deste ano, que terá reflexo em 2022. Em épocas passadas, essas figurinhas cruzavam os céus do País para visitarem os municípios e pedirem que a população votasse em seus ungidos. Agora, com pendências judiciais e poder enfraquecido, dificilmente seriam convidadas. A pandemia, que resultou no isolamento social, foi a pá de cal.