Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PORTO MURTINHO

Ilhados e sem comida, paraguaios pedem socorro

Ilhados e sem comida, paraguaios pedem socorro
14/01/2014 00:00 - DA REDAÇÃO


Em função do isolamento com a chuvarada que cai desde o primeiro dia do ano sobre San Lázaro e Vallemi, autoridades dos distritos paraguaios, habitados por ao menos 20 mil pessoas, pediram socorro ao prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda, do PT, segundo reportagem na edição desta terça-feira (14) do jornal Correio do Estado.

Sem ter onde recorrer, as duas comunidades, já sem comida e remédios, querem a autorização do governo brasileiro para atravessar uma embarcação paraguaia até o município sul-mato-grossense, onde pretendem comprar mantimentos.

Segundo a reportagem de Celso Bejarano, no sábado, as autoridades assinaram em Porto Murtinho um protocolo de emergência, acordo que deve permitir a navegação pelo rio Apa, que corre sobre solo brasileiro e paraguaio.
A permissão depende do aval do governo federal, por se tratar de um rio internacional, de estrutura do lado brasileiro, no caso.

“Não temos alternativa. Porto Murtinho é a cidade mais próxima [60 km por terra mais 45 minutos de navegação] e mais estruturada para fornecer o que nossas comunidades precisam. Estamos sem abastecimento há 15 dias. Ficamos sem víveres, principalmente leite, carne, iogurte, verduras e frutas, além de outros artigos de primeira necessidade”, disse o intendente [prefeito] do distrito paraguaio de San Lázaro, Celso Ovelar Daspett. 

Felpuda


Prefeitura de município do interior de MS recebeu recomendação do Ministério Público do Estado no sentido de exonerar servidores comissionados, livres do cartão de ponto, que são parentes de secretários da administração e de vereadores. O nepotismo se tornou um excelente “negócio” por lá, e se até o dia 6 de agosto as devidas providências não forem tomadas, medidas serão adotadas, como ação por improbidade administrativa. Tem gente que não aprende mesmo, né?