Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sábado, 15 de dezembro de 2018

SOBÁ

Iguaria japonesa transforma feirantes em novos empresários

7 JUN 2011Por FAUSTO BRITES E BEATRIZ LONGHINI00h:02

O sobá (macarrão japonês, carne de porco - que pode ser substituída pelo filé de frango ou bovino-, molho shoyu, óleo vegetal, gengibre, sal, cebolinha e cheiro verde, omelete em tirasé um prato muito conhecido e apreciado pelos campo-grandenses. A maior propaganda é vista na Feira Central, onde vários restaurantes da comunidade japonesa têm como destaque essa iguaria trazida da província de Okinawa, no Japão.

Agora, o sabor do sobá de Campo Grande (MS) poderá ser degustado por todos os brasileiros através de uma franquia promovida pela Unidade Especial de Criação e Inovação da Prefeitura de Campo Grande em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Incubadora Municipal de Alimentos Norman Edward Hanson e integrantes da colônia japonesa que atuam na Feira Central.

A franquia vai permitir que esses feirantes se tornem empresários com atuação em nível nacional.

O sócio-proprietário da franquia “Sobá de Campo Grande”, Marcos Aurélio Taira - da "Barraca do Marquinhos" da Feira Central - , diz que "é um orgulho essa possibilidade de abrir novas fronteiras para o sobá, um prato típico de nossos avós, de nossos pais". Ele tem também um sonho: levar a franquia para Okinawa, berço de seus antepassados

Marcos explica que ideia surgiu da dificuldade em produzir o alimento para atendimento a um número maior de pessoas..

“Com o Festival de Sobá que acontece todo ano na capital, percebemos que faltava mão-de-obra e material para suprirmos a demanda. Com a franquia ficará mais fácil, já que o macarrão, a carne e outros tipos de comidas serão distribuídos diretamente daqui. Teremos tudo em grandes proporções”, conta.

Os proprietários da franquia estarão em São Paulo, de amanhã até o dia 11, participando da 20ª edição da ABF Franchising Expo, a segunda maior feira de franquias do mundo, perdendo só para Paris, na França.

“A expectativa é de que na Feira já tenhamos alguns contratos fechados para começar os treinamentos das pessoas interessadas em ter uma franquia do sobá de Campo Grande”, informa.

Franquia

Para ter uma franquia do sobá, a pessoa deverá atender a alguns requisitos, como disponibilidade para estar presente em todos os treinamentos e supervisão constante do restaurante. Para Taira, “assim como na Feira Central, que a relação é mais pessoal do que comercial, as pessoas se identificam com o dono do lugar, e é importante manter essa relação”.

O investimento é de aproximadamente R$ 300 mil, porque o valor pode mudar dependendo do local onde a franquia será aberta.

O site para mais informações é www.sobadecampogrande.com.br.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também