Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

FGV

IGP-M sobe 5,51% no ano
e fica abaixo de 2012

27 DEZ 13 - 15h:15folhapress

Mesmo com a aceleração de dezembro, em razão do reajuste dos combustíveis, e alta do dólar no ano, o IGP-M encerrou 2013 com variação inferior à do ano passado.

O índice é usado como referência para os reajustes nos contratos de aluguel e serve de parâmetro para concessionárias de rodovias e energia elétrica.

Com um avanço de 0,6% -em linha com a previsão do mercado e acima dos 0,29% de novembro-, a variação no ano ficou em 5,51%. Em 2012, o índice havia tido uma elevação de 7,82%, a mais alta desde 2010.

Economistas já esperavam uma desaceleração para este ano por um alívio no preço dos alimentos e matérias-primas. As previsões para o indicador pouco variaram ao longo do ano, ao contrário das expectativas para o PIB. Começaram em 5,26% e terminaram o ano em 5,46%.

Produtos agrícolas no atacado, vilões da expressiva alta no ano passado, cederam em 2013 com a evolução mais moderada das cotações nos mercados externos. Houve queda de 1,1% nos preços desse grupo neste ano depois do avanço de 18,8% em 2012.

O avanço só não foi menor no atacado porque os produtos industrias, mais relacionados ao ritmo da economia, cresceram com mais força: 7,82%, ante os 5,03% no ano passado. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

OPINIÃO

Calos Lopes dos Santos: "Primeiro a educação, depois as leis"

Advogado

Felpuda

BRASIL

Após novo caso, Brasil perderá status de país livre do sarampo

BRASIL

Delegado da Baixada Fluminense atuará na 2ª fase do caso Marielle

Mais Lidas