Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MATO GROSSO DO SUL

IFMS se destaca em competição de robótica

IFMS se destaca em competição de robótica
19/08/2012 07:00 - DA REDAÇÃO


Alunos do curso técnico em Informática do Campus Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) venceram a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A etapa estadual ocorreu durante o I Encontro de Robótica (ROBO-MS 2012), promovido nos dias 11 e 12 de agosto pela Universidade Federal (UFMS).

Divididos em dois grupos, os estudantes conquistaram o primeiro e o terceiro lugar na categoria Modalidade Prática Nível 2, voltada a alunos do ensino médio e técnico. Em 15 dias, as equipes do IFMS montaram e programaram dois robôs. Os kits foram cedidos pela UFMS, que ofereceu treinamento e o laboratório de robótica para que fossem feitos os testes.

Na competição, o robô deveria seguir um traçado no piso, desviar de obstáculos, passar por cima de um lápis, subir uma rampa e encontrar uma lata de refrigerante, movendo-a para um determinado local. Ninguém podia controlá-lo. Os movimentos eram feitos por sensores de luz, de toque e de distância.

Felpuda


Alguns políticos estão se aproveitando deste momento preocupante de pandemia para sugerir projetos oportunistas que, em alguns casos, são de resultados extremamente duvidosos. O mais interessante – para não dizer outra coisa – é que se for analisado o desempenho normal dessas figuras, verifica-se que essa preocupação toda nunca esteve no topo das suas prioridades. Ano eleitoral é assim mesmo. Lamentável!