domingo, 22 de julho de 2018

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

IFMS abre 1.360 vagas em 21 cursos, dia 24

12 NOV 2010Por Silvia Tada01h:30

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece 1.360 vagas em 21 opções de cursos de ensino médio profissionalizante em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Da oferta total, metade é destinada aos concorrentes que cursaram todos os anos do ensino fundamental em escolas públicas que, no edital, são chamados de cotistas. As inscrições estarão abertas de 24 de novembro a 7 de dezembro e serão feitas, exclusivamente, via internet (www.ifms.edu.br). A taxa é de R$ 35 e haverá isenção do pagamento para aqueles que comprovarem baixa renda.

Mesmo sem as obras do IFMS na Capital estarem prontas, as aulas estão previstas para começar em fevereiro do ano que vem, em local ainda a ser definido em parcerias. Nos sete municípios sul-mato-grossenses há oferta de oito cursos de educação profissional técnica de nível médio integrado e um curso de educação profissional técnica de nível médio integrado (Proeja), este voltado para maiores de 18 anos que tenham concluído o ensino fundamental.

Nesse edital, o público-alvo são aqueles que vão cursar, a partir do ano que vem, o ensino médio. A modalidade equivale aos antigos técnicos (em Contabilidade e Magistério, por exemplo, comuns a partir dos anos 1970). A duração é de três anos e meio e inclui o período de estágio curricular obrigatório.

Em Campo Grande, por exemplo, os cursos oferecidos são técnico em Eletrotécnica, em Mecânica, em Informática, todos eles de manhã e à tarde, e o técnico em manutenção e suporte em Informática (Proeja), no período noturno. Os outros cursos ofertados são técnico em Edificações, em Metalurgia, em Alimentos, em Agropecuária e em Agricultura, variando conforme município (veja tabela nesta página).

Provas
As provas serão aplicadas no dia 19 de dezembro, a partir das 14h (MS). Os candidatos responderão a questões de múltipla escolha nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Ciências Humanas. Os portões fecham às 13h45min e a duração da prova será de 4h. A previsão da organização é de que o resultado seja divulgado no dia 17 de janeiro de 2011, com matrículas no início de fevereiro.

O campus de Campo Grande pretende oferecer, em 2011, o curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet, com 40 vagas. A graduação será ofertada junto com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leia Também