Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

vantagem

IE9 é o navegador que consome menos energia

30 MAR 11 - 14h:32digerati

Com o segmento de navegadores aquecido e bastante equilibrado, qualquer vantagem, em qualquer área, é usada pelas empresas para demonstrar a superioridade dos seus produtos em relação aos demais. O lugar comum desse tipo de comparação são os benchmarks de velocidade, mas há espaço para outros, como o de eficiência energética.

A Microsoft conduziu uma série de testes com os principais navegadores do mercado (Internet Explorer 9, Chrome 10, Firefox 4, Safari 5 e Opera 11) no que diz respeito ao consumo de energia em notebooks. O objetivo era identificar, através de uma série de testes, qual deles era o mais amigável à autonomia dos portáteis, ou em outras palavras, qual impactava menos no consumo de bateria.

A bateria incluiu cinco testes: 1) sem navegador algum rodando; 2) navegadores abertos no about:blank; 3) navegadores abrindo sites de notícias, simulando o uso cotidiano de um PC; 4) Galactic, um teste de desempenho baseado em HTML5 da Microsoft; e 5) FishIE Tank, outro benchmark da Microsoft.

No geral, o Internet Explorer 9 moeu a concorrência, seguido (quase) de perto pelo Firefox 4. Chrome e Safari ficaram próximos, mas bem atrás dos dois primeiros colocados, e na lanterna apareceu o Opera. A discrepância se vê no teste final, do tempo em que o notebook aguentou antes de pedir água, digo, energia: com o IE9, a autonomia foi de 3h45. Com o Chrome, a redução foi de quase uma hora, caiu para 2h56. Veja o gráfico completo:

Muitos contestam o teste pelo fato dele ter sido conduzido pela própria Microsoft, a princípio “suspeita”, afinal, seu produto está na disputa — e se sagrou o melhor, com boa vantagem ante a concorrência. Por outro lado, o fato de IE9 e Firefox 4 terem se dado tão bem talvez seja explicado pela aceleração via hardware/GPU; os dois são os únicos, atualmente, com o recurso presente na versão estável. Chrome e Opera já possuem versões de testes com implementação desse tipo de aceleração, mas ainda longe da versão final.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Vereadores pedem prestação <BR>de contas do Reviva Centro
PROJETO MILIONÁRIO

Vereadores pedem prestação de contas do Reviva Centro

Azambuja investe em reeleição <br>de Marcos Trad
ALIANÇA

Azambuja investe
em reeleição de Marcos Trad

CDL estuda acionar Justiça para evitar mais perdas dos lojistas
ATRASOS

CDL estuda acionar Justiça para evitar mais perdas

CORREIO DO ESTADO

Confira o editorial desta quinta-feira: "Mina de ouro em risco"

Mais Lidas