Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sábado, 17 de novembro de 2018

Pesquisa UEMS

Identificada nova espécie de camarão no Pantanal

27 JUL 2012Por Da redação15h:36

Uma pesquisa coordenada pela professora da UEMS, Liliam Hayd, tem apresentado ao mundo uma nova espécie de camarão, encontrado no pantanal sul-mato-grossense. Há pouco tempo atrás, o camarão era classificado como sendo da mesma espécie do que é encontrado na Amazônia conhecido até então como Macrobrachium amazonicum, porém, as pesquisas apontaram a existência de uma nova espécie, desconhecida na comunidade científica internacional.

O crustáceo, recém-identificado, vive nas águas doces do Pantanal de Aquidauana, Miranda, Negro e Nhecolândia e apresenta diversas distinções em relação aos demais camarões de água doce já catalogados. No caso do camarão pantaneiro, os machos são menores que as fêmeas, contrastando com a outra espécie da Amazônia em que os machos são bem maiores que as fêmeas.

A nova espécie desenvolve ainda diferentes formas, cores e tamanhos das quelas, que chamam a atenção de quem os veem. Enquanto os camarões da Amazônia chegam a 16 cm e põem até três mil ovos, os do pantanal são menores, alcançando no máximo 6 cm, e põem um máximo de 400 ovos. Outra distinção importante para classificação da nova espécie está no fato de que, enquanto as larvas da Amazônia se desenvolvem em água com determinado índice de sal (10 ppt), as do Pantanal podem se desenvolver em água completamente doce.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também