Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PESQUISA UEMS

Identificada nova espécie de camarão no Pantanal

Identificada nova espécie de camarão no Pantanal
27/07/2012 15:36 - Da redação


Uma pesquisa coordenada pela professora da UEMS, Liliam Hayd, tem apresentado ao mundo uma nova espécie de camarão, encontrado no pantanal sul-mato-grossense. Há pouco tempo atrás, o camarão era classificado como sendo da mesma espécie do que é encontrado na Amazônia conhecido até então como Macrobrachium amazonicum, porém, as pesquisas apontaram a existência de uma nova espécie, desconhecida na comunidade científica internacional.

O crustáceo, recém-identificado, vive nas águas doces do Pantanal de Aquidauana, Miranda, Negro e Nhecolândia e apresenta diversas distinções em relação aos demais camarões de água doce já catalogados. No caso do camarão pantaneiro, os machos são menores que as fêmeas, contrastando com a outra espécie da Amazônia em que os machos são bem maiores que as fêmeas.

A nova espécie desenvolve ainda diferentes formas, cores e tamanhos das quelas, que chamam a atenção de quem os veem. Enquanto os camarões da Amazônia chegam a 16 cm e põem até três mil ovos, os do pantanal são menores, alcançando no máximo 6 cm, e põem um máximo de 400 ovos. Outra distinção importante para classificação da nova espécie está no fato de que, enquanto as larvas da Amazônia se desenvolvem em água com determinado índice de sal (10 ppt), as do Pantanal podem se desenvolver em água completamente doce.

Felpuda


Partido está aos poucos montando a que vem sendo chamada de “chapa do quartel”, pois os pré-candidatos são oriundos da caserna. Há quem diga que os dirigentes da legenda ainda estão querendo pegar carona no “fenômeno Bolsonaro”, esquecendo-se que o presidente, embora vindo da área militar, está na política há 30 anos e o seu programa de governo agradou 57,7 milhões de eleitores. Dizem que tchurminha será obrigada a adicionar mais ingredientes no currículo, senão...