Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

sexta, 15 de fevereiro de 2019 - 23h15min

derrubar a concorrência

Ideias de funcionários ajudam empresa

20 MAR 11 - 11h:21FOLHA ONLINE

Sabe aquela pequena sugestão que o funcionário deu, mas que o chefe nem ligou? Pois, hoje elas valem ouro, melhor dizer, dinheiro e tempo, para centenas de empresas nos mais variados setores, no mundo inteiro. Para dois pesquisadores e especialistas em empresas, Alan G. Robinson e Dean M. Schroeder, essa é uma mudança de visão lenta e gradual, mas que tem provado a gerentes e supervisores que empresas se desenvolvem de alguma forma quando dão ouvidos ao que têm a dizer os empregados sobre melhorias internas.

Em "Ideias para Revolucionar sua Vida" (Gente), os dois autores analisam a pesquisa realizada por eles em mais de 300 empresas no mundo e revelam como os novos administradores têm aproveitado essa fonte inesgotável de recursos, as ideias de seus colaboradores. Segundo eles, no futuro, isso vai fazer toda a diferença entre gestores eficientes e ineficientes. Afinal, diretamente envolvidos na rotina do trabalho, os empregados sabem melhor que ninguém achar pequenas saídas para os problemas cotidianos da empresa.

Bom avisar, não basta somente a receptividade por parte dos gestores. Nas empresas pesquisadas, esse processo levou anos de experimentação e aprendizado. Mas, os resultados valem a pena. A companhia dos correios da Alemanha e a BIC Corporation são exemplos de implementação com sucesso do sistema de ideias e de mudança de cultura. O caso da Toyota, no entanto, é emblemático - dados oficiais mostram que 1 milhão de ideias por ano dos empregados foram implementadas durante mais de uma década.

Mas, a boa ideia é sempre a grande ideia? Para os autores, essa crença é limitada. Segundo eles, os homens de negócio estão sempre à procura daquela "ideia revolucionária", capaz de gerar milhões de dólares ou de colocá-los á frente da concorrência. Mas, "quanto maior for uma idéia tanto maior será a probabilidade de ser descoberta pelos concorrentes". As pequenas, no entanto, específicas a determinado local ou situação, não migram com facilidade e nem têm utilidade fora deste contexto.

Das pequenas ideias às grandes ideias. Dito de outro modo, uma pequena ideia pode ser uma reação ou estar vinculada à uma questão maior na empresa. "A mais modesta das ideias pode tornar-se o caminho que conduzirá a alguma descoberta fundamental", dizem os autores. Portanto, chefes, atenção a estas pequenas sugestões que precisam ser incentivadas ao invés de tratadas com frieza. Ideias bem recebidas e aplicadas trazem energia, comprometimento e aumenta iniciativa. E melhor, são grátis.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

TRAGÉDIA

Funcionários da Vale são presos por rompimento de barragem de Brumadinho

BRASIL

União pagou R$ 565 milhões em dívidas atrasadas de estados em janeiro

TRAGÉDIA

Procuradoria defende júri popular para acusados por tragédia em Boate Kiss

TRAGÉDIA

Justiça determina que Vale retire animais das áreas de risco em Barão de Cocais

Mais Lidas