Sabe aquela pequena sugestão que o funcionário deu, mas que o chefe nem ligou? Pois, hoje elas valem ouro, melhor dizer, dinheiro e tempo, para centenas de empresas nos mais variados setores, no mundo inteiro. Para dois pesquisadores e especialistas em empresas, Alan G. Robinson e Dean M. Schroeder, essa é uma mudança de visão lenta e gradual, mas que tem provado a gerentes e supervisores que empresas se desenvolvem de alguma forma quando dão ouvidos ao que têm a dizer os empregados sobre melhorias internas.
Em "Ideias para Revolucionar sua Vida" (Gente), os dois autores analisam a pesquisa realizada por eles em mais de 300 empresas no mundo e revelam como os novos administradores têm aproveitado essa fonte inesgotável de recursos, as ideias de seus colaboradores. Segundo eles, no futuro, isso vai fazer toda a diferença entre gestores eficientes e ineficientes. Afinal, diretamente envolvidos na rotina do trabalho, os empregados sabem melhor que ninguém achar pequenas saídas para os problemas cotidianos da empresa.
Bom avisar, não basta somente a receptividade por parte dos gestores. Nas empresas pesquisadas, esse processo levou anos de experimentação e aprendizado. Mas, os resultados valem a pena. A companhia dos correios da Alemanha e a BIC Corporation são exemplos de implementação com sucesso do sistema de ideias e de mudança de cultura. O caso da Toyota, no entanto, é emblemático - dados oficiais mostram que 1 milhão de ideias por ano dos empregados foram implementadas durante mais de uma década.
Mas, a boa ideia é sempre a grande ideia? Para os autores, essa crença é limitada. Segundo eles, os homens de negócio estão sempre à procura daquela "ideia revolucionária", capaz de gerar milhões de dólares ou de colocá-los á frente da concorrência. Mas, "quanto maior for uma idéia tanto maior será a probabilidade de ser descoberta pelos concorrentes". As pequenas, no entanto, específicas a determinado local ou situação, não migram com facilidade e nem têm utilidade fora deste contexto.
Das pequenas ideias às grandes ideias. Dito de outro modo, uma pequena ideia pode ser uma reação ou estar vinculada à uma questão maior na empresa. "A mais modesta das ideias pode tornar-se o caminho que conduzirá a alguma descoberta fundamental", dizem os autores. Portanto, chefes, atenção a estas pequenas sugestões que precisam ser incentivadas ao invés de tratadas com frieza. Ideias bem recebidas e aplicadas trazem energia, comprometimento e aumenta iniciativa. E melhor, são grátis.