Campo Grande - MS, quarta, 15 de agosto de 2018

mapeamento

ICMBio lança atlas da fauna ameaçada de extinção

19 ABR 2011Por DA REDAÇÃO08h:20

 

Produzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Atlas da Fauna Ameaçada de Extinção é uma obra que contém mais de 1,3 mil registros sobre 314 espécies de animais em estado de risco no Brasil. O levantamento foi feito para avaliar a eficiência do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) na proteção de espécies que ocorrem em 194 unidades de conservação (UCs) federais do País. O atlas foi  lançado no dia 11 de abril, na sede da instituição, em Brasília.

Mapeamento - A obra aponta dados importantes para o mapeamento e a situação atual de inúmeras populações de animais em risco de extinção. Das 310 UCs federais, 198 já possuem registro de espécies ameaçadas. No bioma Pampa, por exemplo, mais de 60 destas já estão vivendo em áreas protegidas. Na Caatinga, das 43 espécies em extinção identificadas, 41 vivem em UCs. As aves e os mamíferos foram os mais elencados no livro.

A publicação está disponível no portal do ICMBio, no formato PDF, e será distribuída para todos os centros de pesquisas e UCs. Os interessados podem contactar a Coordenação Geral de Espécies Ameaçadas do instituto.

O atlas descreve 68 espécies que correm risco de extinção nas cinco unidades de conservação federais de Mato Grosso do Sul, 11 delas no Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense.

Leia Também