Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

Censo 2010

IBGE fará estimativa para calcular domicílios fechados

23 OUT 2010Por anahi zurutuza01h:45

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não vai deixar de contabilizar domicílios fechados na primeiras visitas dos recenseadores que até o dia 31 de  outubro não forem recenseados. A medida é a mesma tomada no Censo 2007 para que a contagem populacional nos municípios que registraram o problema não fique defasada.

De acordo com a coordenadora das comissões censitárias e do setor de disseminação de informações do órgão, Isabel de Paula Costa, nestes casos é aplicada uma média estimada de moradores daqueles imóveis onde não foi possível fazer a visita. “Por exemplo, vamos supor que no dia do encerramento do Censo 2010, dos 15 mil domicílios fechados de Campo Grande que estamos visitando nesses últimos dias, fiquem faltando 7 mil para recensear. O IBGE vai estimar um certa quantidade de moradores para cada uma dessas residências”, explica. A média de habitantes por domicílio em Mato Grosso do Sul é de 3,21.

Os dados do Censo 2011,  segundo o IBGE, são enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) e servem de parâmetro para o repasse de verbas federais a cada município. A partir das estimativas de população feitas com dados do Censo, são definidas as cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios. Por isso, o instituto não pode deixar de contabilizar os domicílios não recenseados. (AZ)

Leia Também