Terça, 20 de Fevereiro de 2018

CENSO 2010

IBGE encerra hoje o censo em Mato Grosso do Sul

26 OUT 2010Por ANAHI ZURUTUZA 12h:15

O Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) encerra hoje em Mato Grosso do Sul a coleta de dados do Censo 2010. O prazo para terminar o trabalho seria dia 31 de outubro (próximo domingo), mas, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, foi antecipado por força de um acordo entre o instituto e o Tribunal de Contas da União (TCU), que precisa receber as informações, que servem de parâmetro para o repasse de verbas federais ao municípios, mais cedo.

A coordenadora de comissões censitárias e do setor de disseminação de informações do IBGE, Isabel de Paula Costa, garante que o levantamento não será prejudicado, embora em algumas cidades do Estado os recenseadores não tenham conseguido visitar sequer 90% do total de domicílios estimados, conforme informações divulgadas no site do instituto. "Neste fim de semana, trabalhamos em regime de mutirão no Estado todo e com certeza conseguimos avançar bem no levantamento, mas o que acontece é que, para não perder tempo com o repasse das informações nas centrais, os recenseadores estão deixando para descarregar os dados hoje, tudo de uma vez só".

Segundo Isabel, o IBGE divulgará na quarta-feira (27) relatório parcial sobre os últimos dias de trabalho em Mato Grosso do Sul e a previsão é que o resultado preliminar do Censo 2010 seja publicado, no Diário Oficial da União (DOU), no dia 4 de novembro. "Depois de publicado o Censo preliminar, os municípios terão até 20 dias para fazer qualquer tipo de contestação sobre o resultado", explica a coordenadora. Passado o prazo, o IBGE começa a trabalhar na elaboração do documento final do Censo 2010, que deve ser divulgado no dia 29 de novembro.

Agendamento
Ainda dá tempo de agendar a visita do recenseador para hoje. "Não estamos contando com os agendamentos. Só recebemos 100 ligações até agora, por isso, desde a semana passada a gente está voltando aos domicílios encontrados fechados pelos recenseadores. Mas a gente pede mais uma vez para aqueles que não responderam aos questionários que entrem em contato com a gente para informar o melhor horário para a visita do funcionário do IBGE", afirma Isabel de Paula.

Para os moradores de Campo Grande, basta entrar em contato com o IBGE pelo telefone 3320-4219 ou ir até o posto de atendimento do órgão, que fica na Rua Barão do Rio Branco, 1.431, no centro da Capital. Para o interior, a recomendação é que quem ainda não foi recenseado procure o posto de coleta do IBGE mais próximo.

Leia Também