Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

Iagro começa a testar GTA eletrônica em MS

19 OUT 2010Por Carlos Henrique Braga06h:00



A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) vai testar tecnologia móvel para emissão da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA). O sistema, similiar ao da venda a cartão de crédito, não substituirá as operações em cadastro de papel ou pela internet. As 60 mil fazendas do Estado emitem 360 mil guias por mês na comercialização de animais.
“É mais uma opção e traz conforto ao produtor”,disse a diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo, que demonstrou o sistema a produtores rurais e profissionais de frigoríficos, ontem, em Campo Grande.
Por 60 dias, dez pecuaristas e dez frigoríficos testarão o equipamento, que será adotado apenas com o aval do Ministério da Agricultura e Pecuária. A máquina é a mesma adotada em transações de venda a cartão em estabelecimentos comerciais e poderá ser adquirida pelo produtor que optar pela compra. As informações da fazenda serão inseridas em cartão do produtor e enviadas, via satélite, à Iagro. Para isso, basta ter cobertura de telefonia celular. O mesmo procedimento já está disponível na internet.
A GTA, obrigatória no comércio de bovinos e bubalinos, traz informações indispensáveis para a manutenção da sanidade animal no Estado. Ela permite saber a origem e o destino deles, e se as vacinas estão em dia. Segundo o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, é mais uma evolução para a pecuária.

Leia Também