Cidades

saúde

A+ A-

Hospital da Cassems terá serviço de hemodiálise

Hospital da Cassems terá serviço de hemodiálise

DA REDAÇÃO

11/02/2014 - 00h00
Continue lendo...

Na sexta-feira (14), a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), inaugura, às 19h, no prédio do Hospital Cassems em Dourados, o Centro de Diagnóstico e serviço de hemodiálise. O Hospital de Dourados foi o primeiro da Rede Própria construído pela Caixa dos Servidores.

O Centro de Diagnóstico, que ocupará uma área com cerca de 500m², é uma parceria entre a Cassems e as empresas MS Diagnóstico, Laboratório Mansur e RAF Serviços Médicos. De acordo com o diretor de Unidades Hospitalar da Caixa dos Servidores, Flávio Stival, além do amplo espaço, o Centro de Diagnóstico vai oferecer diversos serviços

“Além de disponibilizar um leque de procedimentos, o Centro de Diagnóstico vai trazer facilidade e comodidade aos nossos beneficiários. Cerca de 30 funcionários, muito bem treinados, darão esse suporte que, além de aumentar a capacidade do atendimento, trará mais qualidade aos serviços prestados”, explica Stival.

De acordo com o responsável pelo Centro de Diagnóstico, Vander Caetano Vieira, os novos serviços vão facilitar a vida de todos. “A vinda desses procedimentos para Dourados possibilitará a economia de materiais e, principalmente, economia de tempo para os pacientes. Estamos trazendo uma estrutura de última geração, de alta complexidade e que vai melhorar muito a qualidade do atendimento e o acesso à Saúde, não só do município, mas de toda a região”, explicou.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache,  disse que esses novos serviços em Dourados fortalecem a interiorização do atendimento.

Hemodiálise

Também situado no Hospital Cassems do município, o serviço de hemodiálise funcionará 24 horas por dia e também estará apto a realizar dois tipos de diálises peritoneais: a Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD, na sigla em inglês) e a diálise Home Choice. O espaço, com cerca de 300m², além dos pontos de hemodiálise, terá a disposição dos beneficiários técnico de enfermagem, assistente social, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta e uma estrutura de última geração.

Segundo o diretor de Unidades Hospitalares, o grande propósito do serviço de hemodiálise oferecido no Hospital Cassems de Dourados é humanizar o atendimento com um acolhimento diferenciado aos usuários.

“O espaço foi todo reformado dentro das exigências dos órgãos reguladores e equipado com equipamentos de última geração, como as máquinas de hemodiálise e o tratamento de filtragem da água em 100%, garantindo uma água pura e sem a mínima chance de contaminação. Agora, o grande diferencial é que cada paciente que usar o serviço de hemodiálise no hospital terá um tablet para se distrair enquanto acontece o processo. Nós sabemos que é um procedimento difícil para quem o usa, por isso, o nosso objetivo é acolhê-lo da melhor forma possível, a fim de diminuir o sofrimento deles”, explica Stival.

A disponibilização da diálise peritoneal Home Choice cumpre o propósito de acolher da melhor maneira possível o doente renal crônico. Para o responsável pelo serviço de hemodiálise, o nefrologista Antônio Pedro Bitencourt, esse serviço vai trazer uma melhora significativa para os doentes renais crônicos de Dourados.

“Há alguns pacientes que não podem se deslocar até o hospital, então, com o Home Choice eles podem realizar o procedimento na sua casa com a mesma segurança se estivesse no hospital. O paciente recebe o equipamento e faz todo o tratamento no seu próprio domicílio, precisando vir ao hospital apenas uma vez por mês”, explica Bitencourt.

O nefrologista ainda salienta o ganho que toda a Grande Dourados vai receber com a vinda desse serviço para a região. “Hoje, grande parte dos pacientes renais crônicos da nossa região não tem como fazer a hemodiálise. Com o oferecimento dos nossos serviços, vamos beneficiar toda a Grande Dourados. O hospital vai ser a casa do renal crônico em Dourados”, comemora Bitencourt. 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

Prevenção

Vacinação contra a dengue é ampliada; em MS deixa faixa etária fica a critério dos municípios

Apesar do Ministério da Saúde liberar a vacinação para o público de 4 a 59 anos, Mato Grosso do Sul deve imunizar público de 6 a 16 anos, nos 78 municípios do estado

18/04/2024 17h42

Medida de emergência foi adotada pois imunizantes vencem no próximo dia 30 de abril. Reprodução/Sesau

Continue Lendo...

Com mais de 36 mil doses da vacina contra a dengue ainda disponíveis em Mato Grosso do Sul, a partir de hoje (18), a imunização foi ampliada para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em Campo Grande, bem como nos 78 municípios do Estado. 

Essa ampliação, anunciada pelo Ministério da Saúde, é uma medida excepcional e temporária. Inicialmente, a vacinação contra a dengue estava restrita a crianças de 10 a 14 anos. No entanto, o risco de perda de doses devido ao vencimento próximo, em 30 de abril, levou o órgão federal a tomar essa medida.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES/MS), os municípios foram orientados da seguinte maneira: mantém-se a recomendação de vacinação contra a dengue na faixa etária de 10 a 14 anos. No entanto, se houver doses com vencimento em 30 de abril de 2024, em quantidade que represente risco de perda física, essas doses poderão ser aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos de idade.

Larissa Castilho, Superintendente de Vigilância em Saúde da SES/MS, explica que essa é uma medida temporária, conforme a nota técnica 65 de 2024 do Ministério da Saúde, que trata da estratégia temporária de vacinação da dengue para as doses com validade para 30 de abril de 2024.

“Essa estratégia, ela vale para os municípios que contém essas doses com validade próxima e mantém a recomendação para a faixa etária de 10 a 14 anos com vencimento e se tiver um quantitativo representativo pode ampliar essa faixa etária para 6 a 16 anos. Não tendo adesão desse público, a gente pode ampliar a faixa etária temporariamente de 4 a 59 anos”, esclarece.

Sobre a previsão de chegada de novas doses, Larissa esclarece que essa é uma organização do Ministério da Saúde, e novas doses serão encaminhadas conforme a campanha for acontecendo ao longo do ano.

“Ainda não mandaram a previsão, então como é uma estratégia pontual de estoque que temos com validade para 30 de abril, eles vão encaminhar novas doses conforme a campanha for acontecendo ao longo do ano, porém para essa estratégia não virão novas doses, vão vir ao longo da campanha”, finaliza a Superintendente de Vigilância em Saúde da SES/MS.

Vacinação  na Capital 

Atualmente, há 1.346 doses da vacina contra a dengue disponíveis em Campo Grande. Desde o início da campanha, em 11 de março, foram aplicadas pouco mais de 10,5 mil doses.

Diante da nova recomendação do Ministério da Saúde, a Sesau informou que, durante a semana, a vacinação ocorrerá nas mais de 70 unidades básicas de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município, destinadas ao público-alvo de 6 a 16 anos.

Vacinação em Dourados

O prazo para tomar a primeira dose da vacina contra a dengue em Dourados segue até o dia 30 de abril. Para ampliar o número de imunizados, a Prefeitura, em parceria com a Fiocruz, expande os pontos de aplicação das doses no próximo sábado (20/4), durante o 'Dia D' de vacinação contra a dengue.

Neste dia, a vacina será oferecida em oito pontos extramuros para pessoas com idade entre 18 e 59 anos, além da Sala de Vacinação do PAM, onde podem vacinar pessoas de 4 a 59 anos.

Veja como está o índice de vacinação nos municípios:

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).